DÚVIDAS

O galicismo “abasurdido”
Estarei enganado em pensar que a palavra "abazurdido" faz parte da língua portuguesa?! Tenho verificado que, ao contrário do que ocorre nalguns textos que leio, tal palavra não ocorre nos vários dicionários da língua portuguesa que tenho consultado – alguns de edição recente. De onde vem esta palavra? E sem ser por razões editoriais, haverá outra explicação para a não ocorrência desta palavra nos vulgares dicionários (Porto Editora, Universal, etc.)?
Acentuação do i, normas confusas
Assisto, com apreensão, a repetida acentuação com acento agudo do i nas seguintes situações: – “fluido” (substantivo) – vulgariza-se, inclusive em ambientes universitários, o uso de "fluído". Existirá, mas apenas como forma verbal. Julgo. – “proibido” – vulgariza-se, em todo o território nacional, nas "obrigatórias" placas de proibição de fumar – «Proíbido fumar», mas não só. Assusta porque está em todo o lado. E quase sempre mal. E com caracteres muito bem desenhados, o que até lhe acrescenta a "legitimidade da caligrafia".
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa