Significado de «quarto da alva»
Qual o significado da expressão «quarto de alva»?
Tredo
Desejava saber o significado da palavra «tredo».
«Presente(s) de grego»
O que quer dizer «presente de grego»?
Complexo de Édipo
«Complexo de Édipo» o que significa?
«Estar nos braços de Morfeu»
Qual o significado da expressão «dormir nos braços de Morfeu»?
O significado de afrodisíaco
O que significa «afrodisíaco»?
«Guerra de titãs»
O que quer dizer «guerra de titãs»?
O neologismo inêxito
É correcto utilizar a palavra “inêxito” como sinónimo de fracasso? Trata-se de uma inovação linguística como, por exemplo “inverdade”?
Dupla grafia e dupla pronúncia
Como se explica que se aceite “biópsia/biopsia”, “logótipo/logotipo”, “termóstato/termostato”... quando se devia apenas aceitar a primeira dessas formas? Como se explica que a língua "evolua", conduzida pela ignorância? Obrigado pela atenção.
A nossa herança clássica
1. Nas Notícias Lusófonas, damos conta de uma petição em defesa do ensino das línguas clássicas no Ensino Superior e Secundário em Portugal. Trata-se de uma iniciativa oportuna, porque o legado histórico do português parece hoje andar desvalorizado. É certo que os avanços tecnológicos encontram a sua designação no inglês, mas reconheça-se que mesmo nesta língua existe uma poderosa e produtiva componente lexical de origem greco-latina. Não vale, pois, a pena pensar que as línguas clássicas constituem um domínio irrelevante do saber e que, sem perda de tempo, os nossos jovens precisam é de adquirir competências que lhes garantam um futuro à frente de um computador. Esperar isto deles pode, para alguns, ser o que o mundo actual exige; mas não chega para formar mulheres e homens na sua humanidade, dimensão que foi justamente descoberta e debatida em textos gregos e latinos. Foi aqui que o Renascimento do século XVI buscou exemplo, lançando as bases do pensamento moderno. E é a essa herança que a nossa língua comum muitas vezes regressa para achar palavras e encontrar-lhes sentido. 2. Como é habitual, deixamos cerca de 60 respostas que foram sendo postas em linha ao longo da semana que finda (ver Respostas de Hoje e Respostas Anteriores). 3. Recordamos ainda que no programa Páginas de Português se falará do futebol e da sua linguagem. 4. No Correio, Edite Prada responde a uma pergunta sobre a importância da linguística para a construção da cidadania. 5. E finalmente, no Pelourinho, continuamos atentos ao desleixo linguístico na comunicação social. Boa leitura.
