Se me permitem, gostaria de colocar várias dúvidas:
1 – «Metade do bolo estava estragado», «ou estragada»? Ou será que ambas estão correctas?
2 – «Mais de metade dos portugueses votou», ou «votaram»?
3 – «Um quinto das mulheres portuguesas fuma», «ou fumam»?
Será que, em algumas circunstâncias, se pode usar indiscriminadamente? Há alguma norma?
Muito obrigado.
Gostaria de saber se ambas as formulações «ter aspecto de sujo» e «ter aspecto sujo» estão correctas e, se estiverem, se existe alguma diferença de significado entre elas. No caso de ser seguido de adjectivo, quando é que «de» pode e não pode ser usado? Por exemplo, diz-se «ter aspecto atraente», mas não me soa tão bem «ter aspecto de atraente». Porquê?
Grata.
Sou estudante e encontro-me no 12.º ano do agrupamento de Humanidades. Ao estudar S. de M. Breyner deparei-me com os seguintes vocábulos: «metalogismos» e «metataxes». Gostaria de saber em que se baseiam estes dois recursos estilíticos.
Num programa infantil, no canal 2, utilizava-se o termo "galaró" julgo que como diminutivo de “galo”. Fui ao dicionário Houaiss e encontrei apenas "galarote" e "galarucho". Não existe "galaró". Qualquer destes diminutivos é afectivo ou pejorativo? Obrigada pela resposta.
Sou estudante de letras em uma universidade de São Paulo, Brasil. Gostaria de entender melhor sobre a gramática prescritiva e a gramática internalizada. Obrigada.
Eu tenho uma dúvida que gostaria que fosse sanada, se possível com a ajuda de vocês.
Tal esclarecimento se refere a regência verbal do verbo «encontrar» na frase: «A tentativa de entender o mundo encontra, logo de início, em um obstáculo formidável: um enigma.»
Eu gostaria de saber se tal frase obedece às normas do padrão culto?
Obrigada pela atenção.
Sou estudante de Letras da faculdade ASA de Brumadinho e tenho dúvidas em relação às orações subordinadas adverbiais modais e proporcionais. Desejo saber como diferenciá-las na perspectiva da lingüística e da gramática normativa.
Relativamente aos advérbios e à nova terminologia, gostaria de saber qual a subclasse de «muito», em, por exemplo «Hoje jantei muito» e em «um rapaz muito formoso».
Poder-se-ão considerar advérbios adjuntos de modo?
Será correcto em português usar a palavra "intercalibração" como tradução do inglês "intercalibration", no sentido de comparar os dados registados por um equipamento científico de medição em relação a outro idêntico, mas que não se tem a certeza da precisão das observações entre si?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações