DÚVIDAS

O adjectivo facilitador

Consideram aconselhável a utilização da palavra «facilitador» no sentido do «instrumento/meio» que proporciona a efectivação de um plano? A expressão que pretendo construir é «Características de influência, factores de impedimento e ferramentas facilitadoras». Na verdade trata-se de ferramentas que permitem ultrapassar os obstáculos (à concretização do dito plano). É certo que poderei contornar a situação e trabalhar esta expressão de outra forma (nomeadamente respeitando a categoria das outras palavras e usando por exemplo «ferramentas de concretização») – de qualquer maneira, gostaria de ficar esclarecida sobre a utilização (ou não) desta palavra, já que não é a primeira vez que me deparo com ela.
Muito obrigada.

Resposta

O problema que se levanta com facilitador, adjectivo deverbal (derivado do verbo facilitar), é o de ser exigida a presença de um complemento. Por outras palavras, uma «ferramenta facilitadora» é facilitadora «de qualquer coisa». É o que vemos numa expressão como «estratégia facilitadora da aprendizagem», na qual o constituinte «da aprendizagem» é o complemento da forma adjectival «facilitadora». Neste contexto, interpreta-se facilitador como «simplificador» (cf. Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea da Academia das Ciências de Lisboa), acepção que vai ao encontro da dúvida da consulente. Se usar facilitador sem complemento, corre o risco de a palavra ser interpretada depreciativamente, isto é, com o sentido de «condescendente» (ibidem), tal como acontece quando se usa intransitivamente facilitar («não gosto de facilitar»).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa