DÚVIDAS

Selagem e seladura

Antes de mais, os meus parabéns pelo vosso excelente trabalho, que muitas vezes faz parte da minha leitura diária.
A minha dúvida é a seguinte: Em alguns textos deparei com a palavra “selamento” como substantivo correspondente ao verbo «selar». Eu sou da opinião que a forma correcta é «selagem», que também é a única forma que consta dos dicionários à minha disposição.
Agora fico na dúvida se devo considerar “selamento” um neologismo, sinónimo de «selagem», já que as duas formas aparecem na Internet praticamente com a mesma frequência.

Resposta

O Dicionário Eletrônico Houaiss não regista "selamento", mas, sim, selagem [«ato ou efeito de selar; aposição de selo, estampilha, carimbo etc. a (documento, correspondência etc.»)], e ainda seladura. O mesmo se pode verificar no Dicionário da Porto Editora, visto que também regista as duas formas, selagem e seladura, e desconhece "selamento". O termo mais usado, pelo menos em Portugal, é selagem.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa