O conceito de regência verbal
Sem querer abusar, eu gostaria de saber assim, de forma bem simplificada, o que é regência verbal. Eu li as respostas anteriores, mas não estou bem certa de que esteja certa. Por favor me auxilie, pois eu sou meio burrinha e não consigo guardar coisas muito complicadas e cheias de detalhes... Abraços!
Regência de graças
Gostaria de saber qual a regência nominal da palavra «graças». Sei que é um nome que exige o emprego de preposição + artigo (crase), como no seguinte exemplo: «Graças ao Conselho Federal de Farmácia e às entidades profissionais...» Mas preciso da página do livro de Luft, C. P. Dicionário Prático de Regência Nominal, 4.ª ed. São Paulo, Ática, 1999, pois estou fazendo um recurso e preciso de fundamentos.
Ortostasia, ortostatismo e “ortostase”
Existe a palavra “ortostase”?
O significado de multitudinário
Preciso saber o significado da palavra “multitudinário”. Desde já obrigado.
Pré- e pós-graduado
Qual a grafia correcta: “pré-” e “pós-graduado” ou “pré” e “posgraduado”? Muito obrigada.
Telomerase, criogenia e criónica
Pretendo saber se existem em português as seguintes palavras: “telomerase”, “criogenização”, “criónica”. Muito obrigado.
A lei de Tobler-Moussafia
O que é esta lei (a propósito do não-uso de enclíticos no início de frases)? Obrigado.
A noção de perífrase verbal
Preciso de ajuda sobre o tópico “perífrase verbal”.
Tenho um trabalho da faculdade sobre esse tema e locução verbal, mas nas referências pesquisadas os autores falam muito superficialmente, outros nem falam disso e outros, ainda, dizem que é a mesma coisa... estou perdida!
Estou procurando ajuda no Google e encontrei alguns “sites”, mas sem muitos esclarecimentos também.
Aproveitei para enviar mensagens a todos que encontrei o endereço. Se puder ajudar, vai ser de grande valia!
Conto com a ajuda e conhecimentos de todos.
Desde já agradeço qualquer colaboração.
O neologismo "gestema"
Gostaria de saber se existe em português a palavra "gestema". Envio um “link” (brasileiro) em que vem essa palavra.
Futuro do conjuntivo e perfectivo
Interessa-me a hipótese de que o futuro do conjuntivo em português tenha características do aspecto perfectivo (aoristo). Por isso eu gostaria de perguntar se a seguinte oração admite a interpretação inclusiva («Beto já está cantando no momento em que Ivone entra») ou a interpretação seqüencial («Beto canta depois que Ivone entra»), ou ambas interpretações (aspecto neutral)? «Se Beto cantar quando Ivone entrar no seu escritório, ela não vai gostar disso.»
