Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Rui Ferreira Matias Quadro técnico bancário reformado Portimão, Portugal 12K

Solicitava e agradecia o favor de me informarem qual a origem da expressão «sair pela porta do cavalo».

Cleusa Carvalho Portugal 12K

Por favor, gostaria de saber qual a pronúncia e o significado da palavra "excerto".

Ana Paula Assunção Funcionária pública Brasília, Brasil 36K

Por favor, gostaria de saber se é correto o uso de expressões tais como "em se tratando", "em sendo", "em se considerando", etc. ou se é vício de linguagem. Obrigada.

David Oliveira Consultor Tecnologias Informação Lisboa, Portugal 7K

Quando estava a escrever um documento em Microsoft Word, constatei que a palavra "aplicacional" estava sublinhada a vermelho indicação de que está mal escrita, quando peço ao Microsoft Word que sugira a palavra correctamente escrita, apresenta uma lista onde a palavra não consta. A minha questão é a seguinte: A palavra existe e não está no dicionário do processador de texto ou não existe?

Inma Carmona Perez Professora de línguas Badajoz, Espanha 7K

Sou professora de línguas e queria colocar uma pergunta sobre o assunto das características da linguagem empregada nos jornais e quais as diferenças com a linguagem poética.
Muito obrigada.

Joanna Drzazgowska Professora Polónia 9K

Numa gramática da língua portuguesa, editada na Polónia, está escrito que depois dos verbos "deixar", "fazer", "mandar", "ver", "ouvir" geralmente usamos o infinitivo impessoal (p. ex. «mande entrar os convidados», «ouvi cantar muitos coros», etc.). Há alguma excepção à regra? Pode-se dizer: «mandei-lhes não sairem de casa?» Obrigada pela ajuda!

João Alexandre Matos Estudante Lisboa, Portugal 16K

Gostaria que me explicassem a origem e o significado da expressão popular

«Ala, que é Cardoso!»

Jayme Goldstein Brasil 5K

Como se pronuncia a palavra hipertaxe? Encontrei-a na Moderna Gramática de Evanildo Bechara.

Isabel Neto Revisora de língua portuguesa Macau, China 8K

Considerando as palavras: «Incicatrizavel», «incentivador», «gesto», «padeiro» Como se identificam e classificam os constituintes de cada uma das unidades lexicais? Morfologicamente como se classificam as unidades quanto ao seu processo de formação? Como se classificam quanto à especificação categorial?

João Viana Portugal 16K

«Pura e simplesmente» ou «por e simplesmente»? É mesmo essa a minha questão. Não vejo que a segunda expressão faça sentido seja em que situação for e calculo que seja uma corruptela da primeira. Agradecia por isso um esclarecimento com autoridade já que mantenho uma discussão com a namorada que está a atingir proporções dramáticas. Obrigado desde já.