DÚVIDAS

Debate sobre a TLEBS em ficheiro áudio
1. Devido ao feriado de 5 de Outubro (Implantação da República) em Portugal, Ciberdúvidas fará actualizações até 4 de Outubro, para regressar na segunda-feira seguinte, 9 de Outubro. 2. Entretanto, ao longo desta última semana, deixámos em linha 53 respostas (ver Respostas de Hoje e nas Respostas Anteriores), para além de termos actualizado o Correio, o Pelourinho, O Português na 1.ª Pessoa, as Notícias Lusófonas e a Antologia. 3. Por último, voltamos a chamar a atenção para a nova terminologia lingu[]üística (TLEBS) a utilizar no ensino não superior em Portugal. Já aqui informámos que existe uma página na “Internet” para apoio da aplicação da TLEBS. Uma vez que são muitos os que nos procuram a pedir esclarecimentos, disponibilizamos agora, sobre este assunto, o registo áudio do recente debate emitido pela Antena 1 Ficheiro 1 Ficheiro 2 Estamos certos de que estes ficheiros serão de grande utilidade para os nossos consulentes, que mais não seja para compreenderem as razões do aparecimento da TLEBS. E ficamos à espera de mais perguntas.
Determinante relativo cujo
Estou actualmente a leccionar Português e gostaria de saber, de acordo com a TLEBS, como classificar sintacticamente «cujo», dado ter uma «função dupla na frase adjectiva ou substantiva em que ocorre». Por exemplo, na frase «encontrei o realizador cujo filme foi premiado no festival de Cannes», o quantificador «cujo» poderá considerar-se complemento preposicional do nome ou ainda se poderá referir como complemento determinativo? Ou não será uma coisa nem outra?... Obrigada.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa