O diminutivo de resposta
Qual o diminutivo, se existir, de «resposta»? Será «respostinha», «respostainha» ou «respostazinha»? Obrigado.
«Os “vês” pelos “bês”» (Portugal)
O concerto de Rui Veloso no Coliseu do Porto foi anunciado assim – "os vês pelos bês". Estará isto bem? Ou seria precisamente o contrário – «os bês pelos vês»? Porque, autonomizada como foi, a frase não poderá ser lida como se acaso fosse precedida do verbo “trocar” – «trocar os vês pelos bês». E então deveria ser a de «os bês pelos vês» – usar os “bês” pelos “vês”.
Género nos numerais em português e em galego
Podem explicar-nos as razões da mudança de género nos numerais, como acontece actualmente, como mostra o exemplo ouvido na zona da Galiza: «a jovem é a décimo sexta...»? Incorreccção? Obrigada pela atenção.
Uso do futuro do conjuntivo/subjuntivo
O filho de uma amiga fez numa prova de Língua Portuguesa a seguinte questão: «Passe para o Tempo futuro a seguinte frase: "Uma boa festa de aniversário deve terminar sempre após a meia-noite, quando o último pai sai carregando a última criança."» O estudante reescreveu a frase assim: «Uma boa festa de aniversário deverá terminar sempre após a meia-noite, quando o último pai sair carregando a última criança.» A questão foi considerada errada, porque o estudante deveria escrever «sairá carregando». A correção do professor tem fundamento? Obrigada.
O conceito de personalidade jurídica
O que é personalidade juridica?
O «acto de rebobinar»
Qual o termo correto para o «ato de rebobinar»: «rebobinamento», «rebobinagem» ou não existe nenhum termo?
A pronúncia de “.com” (Internet)
Esclarecido que estou quanto à pronúncia de Telecom, gostaria de saber se a regra da prolação [õ] se aplica igualmente à abreviação de “com”, dos endereços da Internet (casos de Sonae.com, fulano de tal@empresaxpto.com, por exemplo) ou de entidades como a Anacom É que o que oiço, seja na TV, na rádio como na publicidade, é “come”, “come”, “come”… Ah!, e já agora: CD-ROM deve pronunciar-se como se diz em Portugal – ou seja: [cêdê-róme] – ou como o fazem os brasileiros [cêdê-rõ]? Muito obrigado.
Análise sintáctica da frase «Ele bebeu o café frio»
Como se analisa sintacticamente a frase «Ele bebeu o café frio»?
A palavra trílice
Gostaria de saber o significado da palavra trílica, uma vez que consultei diversos dicionários e não encontrei qualquer referência. A expressão é «... não se limitando à construção trílica...» e encontra-se num manual de História A do 10.º ano.
«Na ordem de»/«da ordem de»
A minha questão é a seguinte: diz-se, por exemplo, «hoje esteve uma temperatura na ordem dos 20 graus» ou «hoje esteve uma temperatura da ordem dos 20 graus»? Obrigada, mais uma vez.
