DÚVIDAS

Regência de graças

Gostaria de saber qual a regência nominal da palavra «graças». Sei que é um nome que exige o emprego de preposição + artigo (crase), como no seguinte exemplo: «Graças ao Conselho Federal de Farmácia e às entidades profissionais...» Mas preciso da página do livro de Luft, C. P. Dicionário Prático de Regência Nominal, 4.ª ed. São Paulo, Ática, 1999, pois estou fazendo um recurso e preciso de fundamentos.

Resposta

A expressão graças a é, em contextos como o que indica, uma locução conjuncional de valor causal, parafraseável por: «devido a, por causa de». Por essa razão, constitui um todo relativamente fixo, ocorrendo sempre as duas palavras que constituem a locução. Em rigor, pelo que acabo de dizer, não se poderá falar, no contexto em apreço, friso, de regência nominal, dado que a expressão se comporta como fixa, ou seja, gramaticalizada, ou em vias de gramaticalização. Nota: Não foi possível consultar Luft, C. P. Dicionário Prático de Regência Nominal, mas o Dicionário Houaiss Eletrônico da Língua Portuguesa corrobora o que se acaba de expor.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa