Dislalia
Tenho lido e ouvido as palavras "dislalia" e "dislália" (distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras) mas não sei qual está correcta. Poderão ajudar-me? Obrigada.
Mafagafos
Ouvi hoje numa rádio local falarem em “mafagafos”. Sabem informar de que se trata? Ouvi, numa brincadeira com um ouvinte, mas não informaram o que eram os mafagafinhos. Numa pesquisa no Google encontrei esta rima. «Num ninho de mafagafos Seis mafagafinhos há; Quem os desmafagafizar, Bom desmafagafizador será.»
Acordo ortográfico, novamente
Gostaria de saber se existe alguma notícia mais recente sobre o acordo ortográfico, referências bibliográficas, “sites” para eu inteirar-me, pois pretendo dissertar sobre o assunto. Grata.
Comendador, comendadeira
Qual é a designação certa para o indivíduo do sexo feminino galardoado com a comenda de uma ordem honorífica? Obrigado.
Nome + «em que»
O correto é «em todo tempo em que trabalhei...» e «o documento está correto na parte em que diz...» ou «em todo tempo que trabalhei...» e «o documento está correto na parte que diz». Obrigada e parabéns pela iniciativa.
Valor adverbial do adjectivo (solene)
A minha dúvida está na análise sintática de uma palavra no seguinte contexto: «Os homens aguardam que o garoto leve solene o copo de água até à boca», qual a função sintática de “solene”, adjunto adverbial ou predicativo do sujeito?
Desde já, grato.
Dispersável, dispersível ou dispersivo
1. Como devo adjectivar um pó que pode ser disperso em água para gerar uma dispersão ou suspensão? 2. A característica que mede a facilidade de dispersão é "dispersabilidade", "dispersibilidade" ou outra? Grato antecipadamente pela ajuda.
Nós/a gente; vós/vocês
O que há de errado com as expressões "nós vamos" e "vós ides". Como se justifica que não se usem em vez das "a gente vai" e vocês vão". Será da moda ou é algo da língua portuguesa? Obrigado.
O aportuguesamento de “nylon” e “rayon”
Como se devem escrever na nossa língua as palavras “rayon” e “nylon”? Muito obrigada.
O neologismo bilhética
Notícia do jornal “O Primeiro de Janeiro” de 20/10/2006: «Nova bilhética na STCP No dia 1 de Janeiro do próximo ano toda a rede da STCP estará equipada com o sistema intermodal. A partir de hoje arranca uma fase de transição que permitirá aos clientes aderir à nova bilhética sem contacto. O passe e as senhas tradicionais vão acabar.» Gostaria de saber se a palavra “bilhética” existe, dado que a procurei em vários dicionários e não a encontrei.
