Oceânia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Oceânia

Gostaria de saber se a palavra «Oceânia» se pronuncia com a sílaba tónica no «a» ou no «i», porque, se o acento é no «a», deveria ler-se “oceânia” e não "oceanía".

Joana Cameira Portugal 9K

Rebelo Gonçalves recomendou a grafia Oceânia, com acento e sequência postónica. Observou, ainda, que se deve considerar incorreta a grafia *Oceania. Também é Oceânia que aparece em enciclopédias (ex.: Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Enciclopédia Larousse). NOTAS: O nome é próprio e deve escrever-se com inicial maiúscula. Não se deve confundir Oceânia com Austrália. A Oceânia compreende também vários agrupamentos insulares (ex.: ilhas Havai, etc.). Ao seu dispor,

D´Silvas Filho