Como se coloca no feminino?:
Czar
Hebreu
Sandeu
Sacerdote
Em primeiro lugar, dar os parabéns pelo excelente contributo desta página, para o esclarecimento da língua portuguesa. Embora a questão que pretendo esclarecer não seja originada pelo português, a tradução, essa, sim, é o importante. Assim, gostaria que me ajudassem a traduzir a expressão latina ‘honoramus principia’, que era o lema do extinto Corpo de Polícia Aérea, bem como ‘docemus principia’, que era o da Esquadra de Instrução. Apesar de ter feito imensas buscas, não encontro a expressão em nenhum sítio da net. Há meses que procuro e não encontro. Ficar-vos-ei imensamente grato pela ajuda.
Qual a tradução mais correcta para "Website"?
"Website" – «Sítio na Internet»
"Website" – «Portal» (Por exemplo, «Portal da empresa», «Portal do projecto», etc.)
Agradeço as vossas sugestões.
Gostaria de saber a forma mais correcta do sinónimo de linhas de igual pressão: «isóbara» ou «isobárica»? Grato pela atencão.
Como se chama um conjunto de?:
Cebolas
Sobreiros
Aviões
Cantores
Se o superlativo de “grande” é “máximo”, posso dizer «meu carro é máximo»?
A palavra "transgénero" existe em português? E o que distingue "transgénero" de "transexual"?
Na frase «Que eu saiba, a reprimenda foi para ambos», qual é o valor morfossintáctico do «que»? Obrigadíssima!
Quero antes parabenizar a todos por este excelente sítio. E pedir a ajuda na solução de um impasse, há pouco tempo vi em um “outdoor” de um conhecido colégio a seguinte frase: «Se o futuro do seu filho "lhe" preocupa...» Minha dúvida é se o uso do pronome oblíquo átono está correto, já que o verbo “preocupar” é transitivo indireto quando na condição de verbo pronominal («preocupar-se com algo ou alguém...»). Existiria a regência «preocupar a algo ou alguém»? Por favor me ajude(m) a elucidar esse "enigma".
Desde já agradeço a todos. Um grande abraço.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações