Enganador e "enganatório"
Aqui há dias utilizei a palavra "enganatório", no sentido de ser enganador, de induzir em erro. É errado? Usei-a porque já a li e vi escrita em diversos documentos, mesmo oficiais (actas, acórdãos de tribunal, etc.).Agradeço o vosso amável esclarecimento.
Escolha de preposição em «... um jornal com/de outro porte»
«Pudéssemos contar com um jornal de outro porte», ou «Pudéssemos contar com um jornal com outro porte»?
A palavra vigairada
Existe a palavra vigairada ou apenas se deve utilizar «vida airada», que suponho ser a sua origem, caso vigairada exista no léxico português. Em caso afirmativo, a sua grafia está correcta? Adicionalmente, e por mera curiosidade, qual a origem e o significado desta expressão?
Pretérito perfeito do indicativo de ir + infinitivo
Li a frase «Meu irmão foi passear hoje à tarde e ainda não voltou».
A frase me deu muita dor de cabeça. Os tempos verbais usados dessa forma estão corretos? «Foi passear» me parece ser um derivado de alguma conjugação perifrástica (ir + infinitivo, tudo junto no pretérito perfeito?).
Mas ao meu entender («fui/foi passear») se refere a um passado mais "perfeito", mais "passado"; no exemplo aqui, como foi só à tarde que o irmão saiu para um passeio, tenho receios de usar a forma «foi passear». Ou meus receios estão infundados?
Locução adverbial com valor adjectival
Veja-se a frase seguinte: «O crime ocorreu na casa perto do lago.»
Minha dúvida concerne à expressão «perto do lago». Ela está claramente qualificando o substantivo casa; no entanto, sua estrutura é típica de adjunto adverbial. Posso considerá-la assim mesmo como locução adjetiva?
Obrigado.
«Ladrão que não é apanhado...» (provérbio)
Gostaria de saber qual o significado do seguinte provérbio: «Ladrão que não é apanhado passa por honrado.»
Obrigada.
Confessado, confessando e confessante
Sendo que o significado de confessor diz respeito àquele que ouve a confissão, gostaria de saber qual o nome que se refere àquele que confessa.
Os particípios passados regulares e irregulares
Parece que ultimamente toda a gente "declarou guerra" aos particípios passados regulares terminados em -ado, e quando digo e defendo que, por exemplo, o que está certo é «tenho limpado» ou «havia limpado», sinto que me olham com muita desconfiança e, em determinados momentos, já me saem particípios com "empregue" e "entregue", entre outros, de tanto os ouvir. Já cheguei a ouvir «Se o tivessem seguido tinham-no caço(!)» em vez de «caçado». A minha questão é a seguinte: será que podem ser consideradas certas as frases com particípios irregulares, pelo menos a nível oral? Por exemplo, como professora, assinalo erro na frase «Tenho morto muitas moscas.» É que eu já vi este particípio assim mal usado em escritores premiados...
A origem da palavra profissional
Quero saber a origem etimológica da palavra profissional.
A origem da expressão «Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra»
Qual a origem da expressão «Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra»? Obrigado.
