Por favor, na frase «Ó sr. ladrão, roubar está-lhe na massa do sangue?», qual é a função sintáctica do pronome lhe e do grupo «na massa do sangue»?
Obrigado!
O substantivo perito é biforme, sobrecomum ou comum de dois gêneros?
Qual é o significado da palavra preterível?
Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao Ciberdúvidas, pelo trabalho fantástico que tem desenvolvido.
Há uns dias fui questionada por um aluno sobre o porquê de se chamar prego a um bife de vaca dentro do pão. Boa pergunta, pensei eu! Será que alguém me sabe responder a esta questão?
Em «... navegação do rio Amazonas», o termo «do rio Amazonas» se classifica como adjunto adnominal, complemento nominal, ou aposto?
Gostaria de saber quais os valores fonológicos do grafema x (ch, ss, z, cs e, supostamente, para alguns manuais escolares, ainda "is" ou "eis", embora este 5.º valor me soe estranho).
Qual é o sentido das palavras "quimista" e "cromo", na seguinte frase: «Fulano é um quimista com ar de cromo.»
Muito obrigado.
Qual a origem de dois nomes, Rui e Olga?
Que literatura se pode consultar para exactamente este tipo de perguntas?
Obrigado.
Na frase «Eu não acredito que Haroldo vai estragá-los», retirada da tirinha de Bill Watterson, se formos classificar os verbos da frase, «estragá-los» está em que tempo, no infinitivo (estragar + eles) ou no presente do indicativo?
Obrigada pela atenção.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações