Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Luís Marques Engenheiro mecânico Lisboa, Portugal 6K

É correcto dizer «compressor criogénico» ou «bomba criogénica»?

Também se pode falar em «técnicas de criogenia» quando se trata de técnicas para trabalhar a baixas temperaturas?

Antecipadamente grato pela vossa atenção.

Maria da Luz Correia Estudante Lisboa, Portugal 8K

Qual a origem etimológica da palavra varanda?

Válter Xavier Gestor financeiro Aveiro, Portugal 2K

Na sequência de não encontrar no dicionário a palavra iluminância, apesar de esta ser abundantemente utilizada em termos técnicos, gostaria de saber se a mesma efectivamente existe.

Cíntia Juliana Estudante Recife, Brasil 8K

Qual a etimologia da palavra pronome?

Rosane Rodrigues Professora Carregado, Portugal 92K

Usa-se Ex.mo apenas para autoridades, ou posso usar este pronome de tratamento para demonstrar respeito à pessoa a quem faço referência?

Sara Correia Professora Pinhel, Portugal 4K

Como se designam os habitantes de Avões [freguesia portuguesa do concelho de Lamego]?

Ricardo Calado Administrativo Lisboa, Portugal 6K

De acordo com o que li, e desde já muito obrigado por todas as dúvidas esclarecidas, apenas uma das frases está correcta: «Não precisava de o ter matado»/«Não precisava do ter matado», ou «Não precisava de o matar»/«Não precisava do matar». Se vos fosse possível indicar-me qual a forma correcta em ambos os casos e fornecerem-me uma breve justificação, ficaria muito grato. Obrigado por tudo e desculpem, mas confesso que as contracções das preposições com pronomes demonstrativos me deixam ligeiramente... baralhado.

Ana Sílvia Silveira Martins Estudante São Paulo, Brasil 7K

É obrigatório o uso do artigo antes das expressões "citada" e "referida"? É incorreto iniciar uma frase da seguinte maneira: «Referida reunião»/«Citada decisão»?

Obrigada.

Carla Vieira Jornalista Lisboa, Portugal 5K

Gostava que me esclarecessem uma dúvida: é mais correcto escrever «trabalho em agricultura», ou «trabalho na agricultura»?

Antecipadamente agradecida.

Maria Lurdes Santos Estudante Esmoriz, Portugal 38K

Gostava de saber a regência do verbo concordar.