Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Heloísa Gomides Fonoaudióloga Congonhas, Brasil 4K

A frase «O caminho de cada um se faz ao caminhar» pode ser substituída por uma oração reduzida, sem alterar o sentido, por «desde que se caminhe» e «quando se caminha»?

Paula Silva Desempregada Setúbal, Portugal 5K

Como se chamam as pessoas naturais de Águas de Moura (distrito de Setúbal)?

Do Espírito Santo in Mostacci Professora Turim, Itália 6K

Em italiano, o nome Vincenzo deriva do latim Vincentius, gostaria de saber qual a diferença entre o nome Vicêncio e Vicente, visto terem a mesma etimologia.

Obrigada.

Paulo Argolo Professor Rio de Janeiro, Brasil 14K

Já encontrei livros dizendo que a palavra logaritmo foi criada por John Napier, unindo duas palavras gregas. Também já li que a palavra é de origem árabe, oriunda do nome do matemático Al-Kwarizmi. Gostaria de um comentário a respeito.

José Pedro Costa Escriturário Lisboa, Portugal 6K

Gostaria de saber se está correcta a seguinte frase: «O governo extrapolou quando deu ordens para...»

Os meus agradecimentos antecipados.

Carleslene Alves Campos Estudante Aracaju, Brasil 89K

Qual é o aumentativo da palavra animal?

Cristiane Dias Tradutora São Paulo, Brasil 7K

Gostaria de saber qual o significado de seja em questões de matemática como a citada a seguir: «Seja f a função definida por f(x) = (x - 2). Então f é igual...»

Se, nesse contexto, seja significar é, então não alteraria a pontuação. No entanto, se tiver o significado de «sendo» («sendo f a função...»), eu utilizaria uma vírgula antes de então.

Aguardo uma resposta. Grata.

Pedro Silva Estudante Lisboa, Portugal 24K

Quando se juntam as palavras calmamente e ordeiramente, faz-se o trânsito do sufixo -mente apenas para a segunda palavra, dizendo «calma e ordeiramente». É correcto fazer o mesmo em verbos? Estou a ver na televisão neste momento, relativo às dívidas do Estado português, escrito «deve e haver». O correcto não deveria ser «dever e haver»? A letra r não é propriamente um sufixo, faz parte da palavra, não me parece que possa haver trânsito.

Muito obrigado pela atenção.

Karina Leite Manuel Professora Itu, Brasil 16K

Quero saber o aumentativo da palavra cara. Obrigada!

Roberval Santos Autônomo Campinas, Brasil 5K

A recente crise aérea brasileira foi apelidada de «apagão aéreo», fazendo uma analogia com a crise energética do país. Essa expressão pode ser considerada uma metáfora, ou se trata de outra figura de linguagem? Qual?