«Certeza absoluta»
Gostaria de saber se utilizar as palavras «certeza absoluta» é redundância.
Muito obrigado.
Conflituoso e conflituante
Estou a trabalhar sobre um texto em que me surge algumas vezes o termo "conflituante", que se refere às pessoas que estão em conflito, ou seja, por exemplo, cada um dos conflituantes.
Numa entrada do Ciberdúvidas de 1999 com o título Conflituoso, referem não dever ser utilizada esta palavra; mas no Portal da Língua Portuguesa ela consta, pelo que fiquei com dúvida se deve ser ou não utilizada, sendo que, se não utilizar este termo, fico com dificuldade em encontrar um com o mesmo sentido.
Agradeço o vosso esclarecimento.
Deleção
Escreve-se "deleção", ou "delecção"?
A regência de desconfiar
Há dias, li num jornal esta notícia:
«Sobre o novo aeroporto, o novo líder do PSD pediu ao Governo para se deixar de brincadeiras. Menezes desconfia de que Sócrates já decidiu e não quer dizer nada aos portugueses. Isto de manhã. À tarde, Cavaco Silva garantiu solenemente aos portugueses que o primeiro-ministro lhe jurara que não há nenhuma decisão tomada. E ele, Cavaco, acredita em Sócrates. Fim de tarde Menezes aplaude Cavaco. A ver se percebemos: Cavaco diz que Menezes não tem razão, põe-se ao lado de Sócrates e Menezes aplaude-o? Faz de conta que o líder do PSD teve apenas um dia mau [...] »
A minha dúvida é: «desconfia de que», ou «desconfia que»?
Obrigada.
A sintaxe de considerar
Gostava que alguém do Ciberdúvidas comentasse esta (para mim) impropriedade:
«[...] José Lello, responsável do PS pelo pelouro das Relações Internacionais, considerou ao DN que Durão Barroso "já devia ter dito isto há mais tempo". A invasão do Iraque – acrescentou – "foi uma armação que caíram alguns líderes internacionais". "Deveriam ter tido mais contenção em relação a informações pouco consistentes", acrescentou. [...]»
João Pedro Henriques, DN, 19-11-07
Muito obrigada.
A colocação da vírgula em frases como «Quem vive em Lisboa, sabe»
Será correcta a colocação da vírgula em frases deste tipo: «Quem vive em Lisboa, sabe.»
«Quem vive em Lisboa...» não funciona como sujeito?
Obrigada!
O diminutivo da palavra afia
A minha dúvida é: qual(ais) o(s) diminutivo(s) da palavra afia?
Pesquisei na Net, mas não consegui obter uma resposta satisfatória. Pela vossa informação, seria "afiazinha"/"afiazinho" ou "afiazita"/"afiazito". No entanto, pesquisei no FLiP on-line e não permite nenhuma das grafias apresentadas.
Obrigada.
A origem do nome Ítala
Já cá estive uma vez e disseram-me que responderiam o mais depressa possível, mas nada!
Queria que saber a origem do meu nome, Ítala.
Concordância com sujeitos ligados por «bem como»
«O envolvimento dos docentes, bem como a dedicação da direcção da escola, tem [ou têm?] contribuído.»
O plural dos grupos étnicos hútu e tútsi
Tenho uma dúvida que gostaria de ver esclarecida, porque tem suscitado alguma controvérsia no meu círculo de colegas. Em kiswahili, o plural dos grupos étnicos Hutu e Tutsi é formado com "bahutu" e "batutsi", e não leva artigo. Como é formado o plural destes grupos em português? Devo dizer os "Hutu/Tutsi" ou os "Hutus" e "Tutsis"?
Obrigada.
