A etimologia de adolescente
Gostaria de saber a origem ou a etimologia da palavra adolescente.
O hífen em termos do futebol
Gostaria de saber se os termos utilizados frequentemente a nível futebolístico são grafados com hífen, e, em caso afirmativo, porquê.
Estes são os termos que suscitam dúvidas, entre outras expressões muito usadas: "médio centro"; "médio ala"; "lateral direito"; "lateral esquerdo"; "médio defensivo"; "médio ofensivo"; "defesa central"; "fora-de-jogo" (penso que esta sim).
As palavras república e monarquia
As palavras república e monarquia devem ser sempre com letra maiúscula?
Transmitância
Em química utilizamos duas grandezas que remetem à capacidade de uma determinada substância de absorver ou transmitir a luz visível. Por vício de linguagem utiliza-se o anglicismo "absorbância", que ao meu ver é incorreto, pois substâncias absorvem e não "absorbem"... Passei então a adotar em minhas aulas a palavra "absorvância", que é menos incorreta.
Ao ler um artigo em português de Portugal deparei-me com o termo "absorvência", que me pareceu mais correto ainda, pois viria de absorver... e passei a utilizá-lo. Minha dúvida é quanto à outra palavra, que indica quanta luz é transmitida pelas substâncias: "transmitância". Qual seria a versão mais correta para esta palavra, traduzida mal e porcamente do inglês transmittance?
Muito obrigado.
A sintaxe de sensibilizar
Gostava de saber que preposição utilizar depois do verbo sensibilizar.
Será possível dizer/escrever: «Sensibilizar a utilização das TIC como estratégia de ensino/aprendizagem na sala de aula»?
Meclemburguês
Gostaria que me esclarecessem relativamente ao sentido do último verso da seguinte estrofe do poema O Sentimento dum Ocidental, de Cesário Verde:
«E aquela velha, de bandós! Por vezes, A sua traîne imita um leque antigo, aberto, Nas barras verticais, a duas tintas. Perto, Escarvam, à vitória, os seus mecklemburgueses.»
O que são «mecklemburgueses» e porque «escarvam à vitória»?
Muito obrigado.
Alcácer Quibir, Évora Monte e Vila-Francada
Parabéns pelo excelente trabalho.
Gostaria de saber como as seguintes palavras se escrevem com ou sem hífen: Alcácer-Quibir/Alcácer Quibir, Évora-Monte/Évora Monte, Vila-francada/Vilafrancada. Sempre as escrevi sem hífen, mas tem sido cada vez mais comum encontrá-las escritas com hífen em manuais escolares de História e em livros de História de Portugal. Assim, não sei se as escrevo correctamente...
Agradeço a atenção disponibilizada.
A diferença entre oração subordinada substantiva e oração subordinada adverbial
Estou estudando período composto (coordenação, subordinação...) mas não consigo num exercício identificar a diferença entre uma oração subordinada substantiva para uma adverbial. Me ajudem, além de gostar de português, estou estudando para um concurso.
Obrigada.
A pronúncia da palavra absentismo
Estou, neste momento, a ouvir através da televisão a senhora ministra da Educação a dizer (diversas vezes) "abZentista", referindo-se, naturalmente ao absentismo escolar. Agradeço a vossa indicação sobre forma correcta de pronunciar a palavra absentismo.
Antecipadamente grato.
Ainda o texto do novo acordo
Cumprimentos para quem ler este e-mail (ou melhor, recado, carta, bilhete. Por que usarmos uma palavra de outra língua quando temos a correspondente que traduz a nossa intenção?) Minha pergunta é: onde posso ter acesso ao texto completo sobre a nova reforma ortográfica? Ouvi e li pela impressa que essas regras já foram aceitas e aprovadas. Por causa de minha atividade como professora necessito conhecê-las para retransmitir a meus alunos.
