Tenho uma dúvida e ficaria imensamente feliz se pudessem me esclarecer. Qual a regência do verbo fugir? Seria «fugir de algo (ou alguém)», ou «fugir a (algo ou alguém)»? Qual seria a preposição correta?
Desde o momento, agradeço a atenção que será atribuída ao assunto.
Gostaria de saber qual a diferença, se é que existe, entre rua e arruamento.
Obrigada.
Qual seria o correto? É possível colocar dois verbos no subjuntivo seguidamente?
«Eles são amigos. Talvez seja o que permite o acordo»
ou
«Eles são amigos. Talvez seja o que permita o acordo»?
E se mudássemos para «isso» em vez de «seja o que»?
«Eles são amigos. Talvez isso permite o acordo»
ou
«Eles são amigos. Talvez isso permita o acordo»?
Será que se pode considerar bom como um nome na frase «... o bom do Ramón continuava...»?
Continuação de bom trabalho.
Quando se aplicam alguns verbos a Deus, às vezes se coloca a preposição «a» («amar a Deus», «ver a Deus», «conhecer a Deus...») É obrigatório? Tem algum matiz distinto? Esta dica vale para todos os verbos transitivos directos aplicados a Deus? Obrigado.
«Ele se chama João.» Qual a função sintática de «João»?
Os termos salpico e salpicadura podem ser sempre utilizados como sinónimos? Ou seja: a palavra salpico pode ser sempre substituída por salpicadura, embora esta última seja menos corrente?
Qual o nome colectivo aplicado a um conjunto de grilos?
Obrigado.
Período nada inocente! Em «Ele fez cada coisa, que, se a gente provasse, voltava pra casa», qual a análise sintática perfeita? Não sei se o que é pronome relativo ou conjunção consecutiva.
Analisem pra mim, por favor!
Forte abraço!
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações