Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Paulo Athayde Professor Salvador, Brasil 9K

Gostaria de saber a origem ou a etimologia da palavra adolescente.

Sílvia Pouseiro Professora Lisboa, Portugal 7K

Gostaria de saber se os termos utilizados frequentemente a nível futebolístico são grafados com hífen, e, em caso afirmativo, porquê.

Estes são os termos que suscitam dúvidas, entre outras expressões muito usadas: "médio centro"; "médio ala"; "lateral direito"; "lateral esquerdo"; "médio defensivo"; "médio ofensivo"; "defesa central"; "fora-de-jogo" (penso que esta sim).

Viviane Lourenço Professora São Paulo, Brasil 16K

As palavras república e monarquia devem ser sempre com letra maiúscula?

Grégoire Demets Professor Ribeirão Preto, Brasil 7K

Em química utilizamos duas grandezas que remetem à capacidade de uma determinada substância de absorver ou transmitir a luz visível. Por vício de linguagem utiliza-se o anglicismo "absorbância", que ao meu ver é incorreto, pois substâncias absorvem e não "absorbem"... Passei então a adotar em minhas aulas a palavra "absorvância", que é menos incorreta.

Ao ler um artigo em português de Portugal deparei-me com o termo "absorvência", que me pareceu mais correto ainda, pois viria de absorver... e passei a utilizá-lo. Minha dúvida é quanto à outra palavra, que indica quanta luz é transmitida pelas substâncias: "transmitância". Qual seria a versão mais correta para esta palavra, traduzida mal e porcamente do inglês transmittance?

Muito obrigado.

Aldina Gregório Professora Torres Vedras, Portugal 12K

Gostava de saber que preposição utilizar depois do verbo sensibilizar.

Será possível dizer/escrever: «Sensibilizar a utilização das TIC como estratégia de ensino/aprendizagem na sala de aula»?

Gonçalo Duarte Professor Paris, França 7K

Gostaria que me esclarecessem relativamente ao sentido do último verso da seguinte estrofe do poema O Sentimento dum Ocidental, de Cesário Verde:

«E aquela velha, de bandós! Por vezes,
A sua traîne imita um leque antigo, aberto,
Nas barras verticais, a duas tintas. Perto,
Escarvam, à vitória, os seus mecklemburgueses.»

 

O que são «mecklemburgueses» e porque «escarvam à vitória»?

Muito obrigado.

Sónia Junqueira Professora Porto, Portugal 5K

Parabéns pelo excelente trabalho.

Gostaria de saber como as seguintes palavras se escrevem com ou sem hífen: Alcácer-Quibir/Alcácer Quibir, Évora-Monte/Évora Monte, Vila-francada/Vilafrancada. Sempre as escrevi sem hífen, mas tem sido cada vez mais comum encontrá-las escritas com hífen em manuais escolares de História e em livros de História de Portugal. Assim, não sei se as escrevo correctamente...

Agradeço a atenção disponibilizada.

Fabiana Ribeiro Estudante de Pedagogia Belo Horizonte, Brasil 37K

Estou estudando período composto (coordenação, subordinação...) mas não consigo num exercício identificar a diferença entre uma oração subordinada substantiva para uma adverbial. Me ajudem, além de gostar de português, estou estudando para um concurso.

Obrigada.

Mário Bernardo Mendes de Matos Reformado Lisboa, Portugal 7K

Estou, neste momento, a ouvir através da televisão a senhora ministra da Educação a dizer (diversas vezes) "abZentista", referindo-se, naturalmente ao absentismo escolar. Agradeço a vossa indicação sobre forma correcta de pronunciar a palavra absentismo.

Antecipadamente grato.

Maria da Conceicão Marinho da Silva Professora de Português Boa Vista-Roraima, Brasil 2K
Cumprimentos para quem ler este e-mail (ou melhor, recado, carta, bilhete. Por que usarmos uma palavra de outra língua quando temos a correspondente que traduz a nossa intenção?) Minha pergunta é: onde posso ter acesso ao texto completo sobre a nova reforma ortográfica? Ouvi e li pela impressa que essas regras já foram aceitas e aprovadas. Por causa de minha atividade como professora necessito conhecê-las para retransmitir a meus alunos.