Gostaria de saber qual a etimologia ou o processo de formação da palavra aguarela.
Poder-se-á considerar que a palavra é derivada por sufixação? Se sim, qual o significado do sufixo?
Obrigado.
Qual é a origem da palavra orientação?
Como podemos definir ditongo nasal átono?
Será flora uma palavra da família de flor?
Na frase «Este cavalo é veloz», a palavra veloz pertence a que classe de palavras?
Gostaria que me indicassem bibliografia sobre linguagem não verbal.
Obrigada.
Diz-se «Os milhares de mulheres foram encontradas», ou «Os milhares de mulheres foram encontrados»?
Obrigada.
Derivado do inglês to monetize (fazer dinheiro, criar receitas, transformar algo em lucro) vai aparecendo a palavra monetização. A minha dúvida não é tanto se é correcto usá-la ou se há ou não um bom substituto em português para este neologismo, mas se é legítimo «criá-lo», usá-lo, se temos essa liberdade?
Obrigado.
PS — Em alguns textos discutiu-se a palavra "costumização". Penso que ela não tem o sentido que lhe foi dada pelos vossos especialistas, mas sim «personalização (de conteúdos)».
Se em «Elas estão mal», mal é um predicativo do sujeito, logo um adjetivo, por que não varia com o sujeito? Que adjetivo é este? Invariável? Grato!
Agradeço que me clarifiquem sobre a distinção entre sinérgico(a) e sinergista, bem como a possibilidade da existência de dois advérbios decorrentes: sinergicamente e sinergisticamente.
Muito obrigado desde já pela vossa ajuda.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações