Segundo o Dicionário Houaiss, sinérgico é o mesmo que sinergético, ambos significando «relativo a ou produzido por sinergia», enquanto sinergista é «relativo a sinergismo» e «que ou aquele que é adepto do sinergismo». Existe também sinergístico, «próprio ou característico de sinergismo ou de sinergista».
Ainda de acordo com a mesma fonte, sinergia tem o sentido genérico de «cooperação», «acção associada». Sinergismo, por seu lado, corresponde à «doutrina protestante segundo a qual o homem, apesar do pecado original, conserva o livre-arbítrio na busca de sua salvação e na obtenção da graça divina».
Esta distinção não é consensual: o Dicionário UNESP do Português Contemporâneo inclui entre os sinónimos ou as variantes de sinérgico não só a palavra sinergético mas também sinergista, embora não consigne sinergístico. Além disso, para o Dicionário UNESP, sinergismo está estreitamente ligado a sinergia: «estado ou situação que apresenta sinergia».
Quanto aos advérbios de modo, estão bem formados, e sinergicamente encontra-se mesmo registado no Dicionário UNESP. É de notar que sinergisticamente deriva não de sinergista mas de sinergístico. À semelhança da relação entre sinérgico/sinergético e sinergista (com sinergístico), os advérbios sinergicamente e sinergisticamente podem não ser considerados sinónimos.