Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Celestino Porto Economista Porto, Portugal 9K

Pretendia saber a raiz das seguintes palavras (topónimos?): Imbelos, Certagem (ou Sertagem?) e Alvito, palavras que dão o nome a ruas e campos da freguesia em que resido (Lavra).

Carolina Ferreira Jurista Lisboa, Portugal 3K

Proletário pode ser também um adjectivo? No dicionário que tenho, aparece somente como substantivo, mas na expressão comum «o internacionalismo proletário», a palavra surge claramente como adjectivo. A expressão está correcta?

 

Pires Marques Arquitecto Lisboa, Portugal 3K

Costumo usar o termo pandemónio, para me referir a «grande confusão».

Todavia, não o encontro no dicionário.

Será falha minha, ou do meu dicionário?

Ermelinda Santos Reformada Lisboa, Portugal 4K

Pode-se também escrever "peloirinho"? Ou é uma palavra a não usar?

Obrigada pelo esclarecimento.

Hélder Joaquim Funcionário público Santarém, Portugal 3K

Como se escreve: «Câmara Municipal de Chamusca», ou «Câmara Municipal da Chamusca»? E porquê?

Válter da Silva Pinto Oficial de justiça Mogi das Cruzes, Brasil 9K

Ao ler um jornal, encontrei o seguinte texto em que uma artista relatava: «... O que se faz entre quatro paredes, as taras, os fetiches, não interessa absolutamente a ninguém.» Se bem não me engano, há dois erros gramaticais nesse texto: um de pontuação, separando o sujeito do predicado e outro de concordância?

1) O correto não seria: «... o que se faz entre quatro paredes, as taras, os fetiches não interessam absolutamente a ninguém»?

2) Qual o sujeito do verbo interessar?

3) A resguardar a intimidade daquela artista, e não cometer erros lingüísticos, não ficaria melhor: «... o que se faz entre quatro paredes, sexualmente, não interessa absolutamente a ninguém.» Será que estou equivocado?

4) Há como se colocar um aposto no lugar de «sexualmente» e manter a concordância do verbo interessar como no caso acima?

Apesar de ser matéria recorrente, ficaria satisfeito se me elucidassem.

Janilde Brito Fernandes Estudante São Luís, Brasil 53K

Gostaria de saber o aumentativo e diminutivo de lugar, arma, sabonete e festa.

Sílvia Pouseiro Professora Lisboa, Portugal 53K

Gostaria de saber se a expressão «para além» está correcta na frase «Como é a vossa vida para além do futebol?», ou só pode ser utilizada em frases do tipo «para além daquele monte», «para além do Tejo há...». Gostaria de saber a razão.

Obrigada pela atenção.

António Mira Professor Évora, Portugal 10K

Como devo escrever «professor auxiliar», «professor associado», «professor catedrático»? Em separado? Com hífen? Com hífen e as duas palavras com inicial maiúscula? Com hífen e as duas palavras com inicial minúscula? Com hífen e só a primeira palavra com inicial maiúscula? Como? "Professor-Associado", "Professor-associado", "professor associado", "Professor Associado"...? Muito obrigado.

Rute Figueiredo Professora Sintra, Portugal 9K

Surgiu-me a seguinte dúvida. Tentando explicar a um lisboeta que não se pronunciava "drògado" mas "drugado", porque a palavra é grave e a sílaba tónica é "ga", ele argumentou, questionando, por que motivo não se pronuncia velhote com um e mudo, mas sim "vèlhote", com um e aberto. Não soube dar uma explicação. Será uma excepção?