A diferença entre variação linguística e mudança linguística
Eu gostaria de saber o que é a mudança linguística em si e qual a diferença entre variação linguística e mudança linguística?
Obrigada.
Relação c-comando
O que é a relação de c-comando?
Ex.: «As Donkey Sentences são um tipo de estrutura em que não existe relação de c-comando entre o antecedente e o pronome.»
Obrigada.
«Independência sintáctica da frase»
Expliquem-me, por favor, o que se entende por «independência sintáctica da frase».
Ictíico
"Íctico", ou "ictíico" («próprio de peixe; relativo a peixe»)?
Obrigado.
«Pedi-mos»
Numa conversa entre colegas, surgiu a seguinte questão: existe a forma verbal "pedi-mos"? Não me refiro à primeira pessoa do plural do presente do indicativo (pedimos) mas ao imperativo afirmativo reflexo. Não é uma utilização corrente, mas se sugerirmos a alguém (que tratamos respeitosamente por vós) que nos peça algo (plural em número), não seria possível utilizar esta forma? Por exemplo:
«Quereis que vos entregue os livros? Pedi-mos.»
Será absurdo?
Agradeço desde já a atenção.
O superlativo absoluto simples de honroso
A palavra honrosa, sendo um adjectivo, deverá (?) também possuir a forma de superlativo absoluto simples que, pensava eu, deveria ser "honrosíssima". Todavia, esta última não existe nos dicionários consultados. Será, de facto, um erro utilizar "honrosíssima"? Ou será considerada como neologismo? Em sua substituição, qual é a palavra adequada?
Os pressupostos de uma frase
Na frase: «O brasileiro, de índole individualista, é bastante avesso à participação em associações que exerçam alguma pressão em seu benefício», há dois pressupostos. O primeiro é o de que todo o brasileiro é de índole individualista. E o segundo, qual é?
"Espiralamento" e "espiralação"
Qual destas formas se pode considerar correcta: "espiralamento", ou "espiralação"?
Alguma se encontra registada em algum dicionário?
Obrigada!
Sobre o termo butiráceo
Gostaria de saber se o termo "butyracia", de português antigo, é semelhante ao termo butiráceo. Segue a frase: «Toda a parte butyracia do riquíssimo leite do sertão.»
Obrigada.
Aplicar pontuação em «Não esquece que no sábado tem a festa da Carol»
Minha nora me enviou uma mensagem desta maneira:
«Ahh não esquece que no sábado tem a festa da Carol.»
Como estávamos marcando algo para o final de semana, entendi como uma negativa, tipo para esquecer tudo, pois havia a festa da Carol, só que na verdade ela estava só colocando para que eu não esquecesse da festa no sábado, eu disse então que ficaria mais claro se colocasse desta forma («Ahh, não esquece que no sábado, tem a festa da Carol.») Eu acho até que esteja faltando mais alguma coisa na primeira frase para que fique bem compreendida.
O que você acha?
