DÚVIDAS

A regência do sustantivo comentário

Como se diz correctamente?

«Comentário do» ou «comentário ao»? Por exemplo, «Comentário do Código de Processo Penal», ou «Comentário conimbricence ao Código Penal»?

Obrigada!

Resposta

«Comentário ao Código...» é uma expressão sintética correspondente à seguinte informação: «Aqui, apresentamos o comentário (que foi) feito ao Código... por...» A síntese deve conter a preposição a relativa ao verbo fazer, que pode ser subentendido.

Mas também são possíveis as preposições de e sobre (ver Francisco Fernandes, Dicionário de Regimes de Substantivos e Adjetivos, São Paulo, Globo, 1995): «Comentário do Código do Processo Penal» e «Comentário sobre o Código do Processo Penal».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa