DÚVIDAS

«Esqueceu o relógio» e «Esqueceu-se do relógio»
Por favor:«Esqueceu o relógio.»«Esqueceu-se do relógio.»Entendo o primeiro caso («o relógio») como sendo objeto direto, e o segundo exemplo («do relógio») como sendo objeto indireto. Fiquei na dúvida porque li um artigo no site de vocês onde eu entendi que ambos eram objeto direto.1 Obrigada. 1 N. E.: Não encontramos o artigo que corresponda à informação a que o consulente diz ter tido acesso.
O género das palavras e a sua origem
Creio saber — e agradeço a correcção se e sempre que estiver errada — que o género das palavras é determinado pela origem da palavra. Se assim é, e tendo o português, o espanhol, o francês e o italiano o latim como língua de base, por que razão o género de algumas palavras é diferente nestas línguas? Cito por exemplo a palavra leite, feminina (la leche) em espanhol, mas masculina nas outras línguas. Aguardo e agradeço o vosso esclarecimento.
Sequências textuais prototípicas e géneros textuais
Gostaria de saber quais os tipos de discurso existentes para além do Discurso político, que faz parte do programa de 11.º ano. Será que podemos dizer que existe um discurso poético (no sentido de declamação de um poema), ou aquilo que existe são textos poéticos divididos nas suas respectivas categorias (épico, lírico...)? E um discurso publicitário existe? Quais as principais características?Já agora, agradecia alguma bibliografia sobre o assunto que seja do vosso conhecimento.Agradeço desde já a atenção dispensada!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa