DÚVIDAS

Requisitos e pré-requisitos

Tenho notado que, nos documentos relacionados com a área de formação, encontramos frequentemente a palavra "pré-requisitos" quando se pretende designar condições prévias para frequência de uma determinada acção de formação. Parece-me desnecessário colocar o prefixo pré, já que a palavra requisitos significa, por si, «condições prévias»: bastaria usar a palavra requisitos e não "pré-requisitos". Não sei se me podem esclarecer sobre este assunto.

Resposta

A palavra requisito (do lat[im] requisītu-, "id.", part[icípio] pass[ado] de requirĕre, "requerer"), ao contrário do que diz, significa «condição necessária para a consecução de um certo fim» [Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]. Assim, «condição necessária» é diferente de «condição prévia».

O Dicionário Eletrônico Houaiss diz, semelhantemente, que se trata de «condição para se alcançar determinado fim». Acrescenta ainda que, como termo jurídico, é «exigência de ordem legal necessária para a validade de um ato jurídico; condição; formalidade».

Em relação ao significado de pré-requisito, veja, por favor, a resposta anterior «Pré-requisitos/prerrequisitos, outra vez».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa