Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Francisco Pires Estudante Jyväskylä, Finlândia 4K

Haverá algum conhecimento da vossa parte sobre o significado do termo latino depressio hiemalis?

Obrigado.

Ana Nozes Enfermeira Lisboa, Portugal 24K

De onde vem a expressão «fazer das tripas coração»?

Obrigada.

Maria Graça Professora Aveiro, Portugal 5K

É correcto usar o superlativo absoluto analítico do adjectivo absoluto («muito absoluto»), ou deveremos apenas usar absolutíssimo?

Obrigada.

Fernando Marques Técnico profissional de museografia Vila Franca de Xira, Portugal 8K

Qual a forma correcta de pronunciar a palavra hangar? "Hângar" ou "hangár"?

Pedro Varela Arquite{#c|}to Porto, Portugal 24K

Gostaria de saber como devo encarar a terminação dos verbos quando estes são "reflexados". Qual das duas opções está correcta e existe uma regra?

«Porquê estudá-las se já são conhecidas?»

ou

«Porquê estuda-las se já são conhecidas?»

Obrigado.

Tânia Viegas Estudante Lisboa, Portugal 7K

Pertenço a grupo musical que se dedica exclusivamente à música medieval e renascentista. Sendo eu a cantora, deparo-me constantemente com problemas no campo da fonética.

De entre o nosso reportório, posso destacar as Cantigas de Santa Maria (Afonso X de Castela) e as Cantigas de D. Dinis (Pergaminho Sharrer), ambas em galaico-português.

Qual a fonética a adoptar é a minha constante dúvida.

Devemos optar por uma leitura mais próxima do latim, do galego, ou do português?

Existe algum estudo especificamente sobre isso?

Quem posso contactar?

Desde já o meu agradecimento pela atenção dispensada.

Albino Ramalho Professor Viana do Castelo, Portugal 5K

Recordo ter ouvido a uma pessoa de uma freguesia de Lamego utilizar a palavra "biasco" referindo-se ao bacio ou vaso de noite. Das pesquisas feitas em dicionários, só me deparei com o seu registo no Dicionário de Calão, de Albino Lapa (Editorial Presença, Porto, 1974, com o significado de "caneco de polícia").

Será que me poderão fornecer mais informação sobre a existência desta palavra bem como possíveis significados e etimologia?

Muito obrigado.

Sónia Silva Paginadora Sintra, Portugal 16K

Já me tinha apercebido do uso corrente do termo "salganhada" por variadas pessoas, no entanto, recentemente, encontrei-a escrita num artigo de um prestigiado jornalista.

A minha dúvida é: esta versão com «nh» também é correcta? Sendo o termo correcto, também é sinónimo de confusão ou trapalhada, ou tem um significado completamente diferente?

Muito grata.

Tiago dos Santos Estudante Lisboa, Portugal 6K

A palavra búzio pode-se escrever "búsio"? Uma vez que o s está entre vogais e tem som de z? Eu sei que provavelmente tem a ver com a etimologia das palavras, mas não se espera que uma pessoa estude latim e todas as outras línguas que deram origem ao português, pois não? Outra dúvida que eu tenho é se sintetizar se pode escrever "sintetisar" uma vez que vem de síntese... "Caicha", "caichilho", "chábega", porque estas palavras não se escrevem assim?

Fui procurar na minha gramática como se escrevia o plural de nomes compostos por dois nomes e há duas situações diferentes: num flexionam-se as duas palavras para o plural como em guardas-civis, noutro caso só se flexiona o primeiro para o plural pois o segundo nome é um determinante específico (exemplo: palavras-chave). O que é um determinante específico?

Fernando Pestana Estudante Rio de Janeiro, Brasil 4K

Existe que tipo de coesão quando um texto é produzido apenas de orações absolutas? Por exemplo, «Acordou. Levantou. Andou. Lavou-se. (...)»

Grato.