DÚVIDAS

Ainda a concordância do verbo com o sujeito
Sou professor de Geografia. Faço atualmente o curso de Letras. Nos foi dada uma questão como atividade para fazer, mas não consigo responder. Sabemos que, em relação à concordância verbal, o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito. No entanto, nem sempre as pessoas utilizam essa regra. Por que isso ocorre? É importante analisarmos a questão da ordem, ou seja, se o sujeito aparece antes ou depois do verbo. Será que na ordem canônica isso ocorrerá com menos frequência? Além disso, você acha que na ordem canônica é mais fácil entender o sentido do enunciado?
«Eu deduzi/induzi...»
Gostaria de saber quando uma pessoa, numa proposição bastante recorrente, usa da expressão «eu deduzi que querias dizer isso» estará correcta, em detrimento da expressão, a meu ver, mais correcta «eu induzi que querias dizer isso». Pois a indução acontece quando se parte do particular para o geral, e a dedução, do geral para o particular. Numa situação quotidiana, qual é a expressão mais correcta a ser usada?
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa