A expressão «Tua barba cresceu»
Minha mãe sempre falava, quando duvidávamos de algo e ela conseguia, a expressão «Tua barba cresceu». Já pesquisei na Internet, mas não acho a origem disso. Será que existe origem, ou ela é que criou?
«Ao passo que»: locução conjuncional coordenativa adversativa
Gostaria que me ajudassem a classificar a segunda oração da frase seguinte: «A Maria vai estudar para Coimbra, ao passo que o irmão vai para Évora.»
Muito obrigada.
«Por si» vs. «por ele»
O que é mais correcto escrever: «Lobo Antunes por ele mesmo», ou «Lobo Antunes por ele próprio»?
Sobre o valor semântico da preposição a
Na frase «Certo candidato a escritor apresentou um soneto de sua autoria ao poeta», gostaria de saber se o a é uma preposição de tempo, lugar ou movimento e porquê.
A palavra "tespiano"
Li, recentemente, numa legenda de um filme a palavra "tespiano". Existe? O que significa?
Ainda a concordância do verbo com o sujeito
Sou professor de Geografia. Faço atualmente o curso de Letras. Nos foi dada uma questão como atividade para fazer, mas não consigo responder.
Sabemos que, em relação à concordância verbal, o verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito. No entanto, nem sempre as pessoas utilizam essa regra. Por que isso ocorre? É importante analisarmos a questão da ordem, ou seja, se o sujeito aparece antes ou depois do verbo. Será que na ordem canônica isso ocorrerá com menos frequência? Além disso, você acha que na ordem canônica é mais fácil entender o sentido do enunciado?
Pochete e bolsa
Como se diz em bom português europeu "pochete"?
Obrigado.
Orotraqueal e orogenital
"Oro-traqueal", ou "orotraqueal"?
"Oro-genital", ou "orogenital"?
A origem do verbo mirar
Gostaria de saber qual a origem da palavra mirar.
«Eu deduzi/induzi...»
Gostaria de saber quando uma pessoa, numa proposição bastante recorrente, usa da expressão «eu deduzi que querias dizer isso» estará correcta, em detrimento da expressão, a meu ver, mais correcta «eu induzi que querias dizer isso». Pois a indução acontece quando se parte do particular para o geral, e a dedução, do geral para o particular.
Numa situação quotidiana, qual é a expressão mais correcta a ser usada?
