Gostaria de saber qual a origem histórica da expressão «prata da casa».
Grau do substantivo: Qual o aumentativo da palavra água?
Podiam explicar-me a origem da expressão «sangue azul»?
Obrigada.
Gostaria de saber o emprego correto da palavra custo-benefício de acordo com a nova gramática da língua portuguesa. Gostaria ainda de saber se está correto o emprego da palavra "vigido", ou seja, por exemplo: «... do prazo em que tenham vigido.»
Poderão por favor indicar-me se deve dizer-se «tudo o possível», ou «todo o possível»?
Muito obrigado.
A realização de uma campanha, por exemplo de segurança rodoviária, por uma entidade pública, através de mensagens em suportes que permitem a sua visualização pelos condutores, inclui-se no conceito de publicidade? Se sim, pode ser considerada publicidade institucional?
Muito grato pela vossa disponibilidade e pelos muitos ensinamentos que já obtive sempre que tenho dúvidas de português.
Gostaria de saber quais os processos de formação de palavras que transformaram estas palavras:
— acontecimento
— esgaravatar
Muito obrigado.
Como analiso morfologicamente «A pasta dele»?
Como analiso sintacticamente «A pasta dele é de couro»?
Obrigada.
Qual o enunciado correcto?
«Outro tipo de reuniões», ou «Outros tipos de reuniões»? Poder-se-á dizer das duas maneiras?
O que quer dizer a palavra autóctone?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações