A cachupa ou catchupa é, como toda a gente saberá certamente, um prato tradicional cabo-verdiano.
«[…] feito basicamente com milho pilado [ou cutchido], feijão ou favona e carnes (lombo ou entrecosto de porco, eventualmente galinha, toucinho) ou peixe.
Não vou alongar-me sobre os diferentes tipos de cachupa, questão que terá mais que ver com um programa de culinária. Mas também não vou dizer muito acerca do tópico da pergunta que é feita, porque as fontes consultadas não dizem praticamente nada sobre a origem desta palavra. Dicionários como o Houaiss e o etimológico de José Pedro Machado apenas referem que o termo tem origem obscura. Um estudioso do crioulo de Cabo-Verde, Baltasar Lopes da Silva, aventava a hipótese de cachupa ter origem africana num livro que publicou sobre o assunto em 1957 (O Dialecto de Cabo Verde, Lisboa, Imprensa Nacional de Lisboa). No entanto, Lopes da Silva não nos diz de que língua africana se trata, quando sabemos que elas se contam às centenas, distribuídas por diferentes famílias linguísticas.
Mas gostaria aqui de deixar uma hipótese:
Numa consulta ao Dicionário da Real Academia Espanhola, encontro os vocábulos cachupín e cachupina. O primeiro significa «espanhol estabelecido na América», isto é, na actual América Latina, e o segundo, «reunião de pessoas, em que se dança e há diversões». É tentador relacionar com a palavra espanhola cachupina a cachupa cabo-verdiana, por intermédio da ideia de reunião que toda a boa comida convoca. Mas também não deixa de ser sugestiva a eventual de cachupa com o outro vocábulo espanhol que referi, cachupín, por causa do mundo colonial que ele evoca.
E fico por aqui. Espero que de Cabo Verde ou de outras paragens cheguem ao Ciberdúvidas mais sugestões sobre a etimologia desta palavra tão conhecida.