Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Isabel Fernandes Professora Porto, Portugal 24K

As expressões futsal e futebol de salão designam a mesma realidade desportiva?

Sempre achei que sim, mas hoje em conversa com amigos um deles mencionou que não se tratava do mesmo desporto.

Obrigada.

Fátima Silva Estudante Vila Real, Portugal 8K

Tenho algumas dúvidas relativamente à análise destas duas frases no que respeita à voz passiva.

1.ª — «Todos os movimentos são cuidadosamente calculados.»

Eu considero aqui que estamos na presença da voz passiva, resultante da construção verbo ser + particípio passado. Por favor, corrijam-me se estou errada.

Relativamente ao verbo ser, o seu estatuto aqui é de verbo semiauxiliar?

2.ª — «Deixou de haver bons cristãos e malvados palestinianos.»

O que devo considerar? Que se encontra na voz activa, dada a ausência de particípio passado?

No que refere à identificação do complemento directo, é aqui possível a aplicação do critério sintáctico da pronominalização? Parece que não soa muito bem dizer «Deixou de havê-los».

Muito grata pela atenção dispensada.

Maria Branco Estudante Ponta Delgada, Portugal 46K

Na frase «A seguir, vou estudar Português» o que é «a seguir»? Trata-se de uma locução adverbial de tempo?

Obrigada.

Júlia Figueiredo Professora Anadia, Portugal 4K

Como se deve escrever em português "Moussavi", nome do actual líder da oposição iraniana? É que tenho visto escrito nos jornais e televisões portugueses das mais variadas formas: "Mousavi", "Moussavi", "Moussawi" e "Mussavi".

Renata Monteiro Docente Figueira da Foz, Portugal 7K

Estou com os meus alunos a abordar o tema de graus de nomes e adjectivos: aumentativo, diminutivo...

Eu tenho uma dúvida em relação à utilização da palavra belo. Quais as formas correctas da sua aplicação, existe outra sem ser belo e belíssimo?

Obrigado.

Dora Reis Tradutora Algarve, Portugal 8K

Tenho visto este termo — "Gondwana" — que designa o hipotético supercontinente que ligaria as actuais América do Sul, Índia, Austrália e Antárctida — grafado também com u: "Gonduana". Qual é a forma mais correcta?

Paulo Aimoré Funcionário Garanhuns, Brasil 6K

Gostaria de saber vossa opinião abalizada a respeito dos cinco volumes do Dicionário da Língua Portuguesa, de Laudelino Freire.

Riccardo Mura Foneticista Tempio Pausania, Itália 5K

As sequências complexas tipo consoante + <r, l=""> <i, e,="" u,="" o=""> vogal, em português lusitano são pronunciadas geralmente C + /r, l/ + /j, w/ + V, ou também, numa fala mais lenta, C + /r, l/ + /i, u/ + V, com hiato entre as duas vogais finais. Por exemplo, apadroar é geralmente /apadrw`ar/, mas pode ser pronunciado também /apadru`ar/.

O que é que acontece em brasileiro, tendo em conta que o, interno à palavra, corresponde geralmente a /o/?

Outros casos:

abalroamento, abalroar, açafroal, açafroeira, acobreado, acreano, acrianço, adriático, alandroeiro, alcatroado, alcatroamento, altruísmo, ambliope, ambliopia, ampliar, apadroou, aproar, aproou, apropriar, apropriou, arbítrio, atroar, atroou, autodestruí, autodestruição, autodestruir, autodestruiu.

Christian Porcar Professor Valência, Espanha 21K

Conheço bem as diferentes realizações do prefixo ex- em Portugal, que dependem do som posterior (vogal, consoante surda ou sonora) e também da região (centro-setentrional/resto do país). Quanto ao Brasil, encontrei algumas informações contraditórias. Parece que êx-/ex- seguido de vogal é pronunciado normalmente [éz]/[ez] (êxito/exótico) (sem ditongo à diferença de Portugal). Quando seguido de consoante surda, pronuncia-se [és]/[es] (êxtase/expor), embora em posição átona se admita também a pronúncia [is] (expor). Pelos vistos no Brasil não se produz a ditongação na pronúncia deste prefixo. É assim em todos os casos? Qual seria no Brasil a realização padrão de ex- seguido de consoante sonora em palavras como ex-ministro? Seria [ez]/[iz]? Se for assim, não existe no Brasil, como em Portugal — estou a pensar sobretudo no Rio de Janeiro —, a realização com palatal surda (como o "ch" de chama) ou sonora (como o "j") para ex-/êx- quando seguido de consoante surda ou sonora, respectivamente?

Obrigadíssimo pela vossa resposta e os meus parabéns pela web.

Filomena Dias Professora Porto, Portugal 12K

Em que grau estão os adjectivos da seguinte frase?

« – Que água é aquela, tão negra no centro e tão castanha nas margens?»