Gonduana e Gondwana - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Gonduana e Gondwana

Tenho visto este termo — "Gondwana" — que designa o hipotético supercontinente que ligaria as actuais América do Sul, Índia, Austrália e Antárctida — grafado também com u: "Gonduana". Qual é a forma mais correcta?

Dora Reis Tradutora Algarve, Portugal 5K

Como nome próprio estrangeiro, a forma Gondwana é aceitável, mesmo à luz da norma ortográfica ainda vigente em Portugal (Acordo Ortográfico de 1945), o que não quer dizer que não possa ser aportuguesada como Gonduana. Não se trata, portanto, de saber se uma forma é mais correcta que outra: Gondwana é o nome de uma região da Índia que, em geologia, passou também a designar um supercontinente pré-histórico; Gonduana é o seu aportuguesamento, ou seja, tem a vantagem, para quem fala português, de estar adaptado à fonia e à grafia da língua portuguesa.

F. V. Peixoto da Fonseca
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: nome próprio