Futsal e futebol de salão - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Futsal e futebol de salão

As expressões futsal e futebol de salão designam a mesma realidade desportiva?

Sempre achei que sim, mas hoje em conversa com amigos um deles mencionou que não se tratava do mesmo desporto.

Obrigada.

Isabel Fernandes Professora Porto, Portugal 9K

Ainda se pode dizer que são duas modalidades distintas por causa da evolução das regras do futsal, desde que passou à supervisão da FIFA, mas numa explicação simples diria que o futsal é o futebol de salão moderno, enquanto o futebol de salão original está em fase de extinção.

As diferenças entre futebol de salão e futsal limitam-se a algumas regras que influenciam a dinâmica do jogo, como o lançamento lateral e cantos à mão ou as restrições da área de baliza (não se pode marcar golos lá dentro, e o guarda-redes não pode jogar fora dela), que não se aplicam ao futsal. Também o recinto de futebol de salão pode manter tabelas, que são elementos neutros do jogo, podendo ser usadas pelos jogadores, reduzindo o número de paragens do jogo.

A bola do futsal é menos pesada, e os cantos e as reposições laterais fazem-se ao pé, permitindo mais liberdade de acção ao guarda-redes (que até pode ser substituído por um jogador de campo). Também não tem restrições ao jogo pelo ar.

Enquanto o futsal pode ser jogado só por 5 jogadores por equipa e sob as regras da FIFA, o futebol de salão é mais versátil e adapta-se ao tamanho dos recintos. Nos Estados Unidos e no Canadá, joga-se com 6 por equipa, enquanto na Europa central (Alemanha, Suíça e França) chegam a equipas de 7.

No entanto, a grande diferença é de ordem administrativa e histórica.

A palavra futsal1 foi inventada pela Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), quando a FIFA proibiu a utilização da palavra futebol por outras entidades (anos 80), mas a partir de 1989 a FIFA começou por organizar um mundial de futebol de 5 que deu origem à plena adopção do futsal, "roubando" a modalidade à FIFUSA e fazendo evoluir as regras.

Por isso, hoje o futsal tem uma dimensão mundial, enquanto o futebol de salão se restringe a algumas zonas dos continentes americanos.

1 Futsal é uma amálgama da expressão (em espanhol) fútbol de sala (= futebol de salão, em português). 

João Querido Manha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica