Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório
Álvaro Lima Estudante Ipiaú, Bahia 29K

Desde já, gostaria de formalmente registar meu agradecimento à Vossa Senhoria D´Silvas Filho por ter-me tão gentilmente respondido noutra questão.

Quanto a prolação do p em Egipto aí em Portugal e demais países lusófonos, vejo que a maioria, se não todos os especialistas, diz que é mudo; mas eu gostaria de saber o porquê de este mesmo p ser prolado no prefixo egipto em vocábulos como egiptologista, egiptólogo, egiptologia. Por que pode-se prolar o p num prefixo e não se pode prolar num substantivo — ou ao menos por motivo de congruência mantê-lo intacto em Egipto?

E quanto a palavra óptimo — eu consultei o sítio da Academia Brasileira de Letras e vi que lá está, em seu vocabulário, consignada a forma vocabular tanto com p como sem ele; ficando óptimo ao lado de ótimo, pelo que entendi uma facultatividade aparente. Esta continuará lícita com a entrada em vigor do Novo acordo Ortográfico? Só passará a escrever-se ótimo sem o p em Portugal e demais países lusófonos?

Obrigado por vossa atenção. Um grande e fraterno abraço para vós.

Maria Suely Estudante Recife, Brasil 5K

Gostaria de saber se é correta a frase: «Ela veio fugida da Itália.»

Agradeço.

Rosália Rocha Professora Porto, Portugal 10K

"Complexificar", "contemplamento": podem-se utilizar, ou não passam de erros?

Maria Lourenço Professora Coimbra, Portugal 7K

Agradecia que me esclarecessem quanto às seguintes dúvidas:

Qual é o radical da palavra ?

Qual é o radical da palavra sozinho?

José João Roseira Portugal 14K

Corão ou Alcorão? Pegou a moda do Corão... Dantes dizia-se Alcorão. Será que, qualquer dia, também passaremos a dizer que fomos passar as férias ao Garve?

Luís Sousa Informático Rio Maior, Portugal 14K

Não existe nenhum resultado encontrado para "umbreira" na Infopédia, no entanto outros dicionários igualam a "ombreira". Gostaria de saber se "umbreira" é uma palavra que ainda se pode usar.

E. E. Leopoldi Agente público São Paulo, Brasil 4K

Gostaria de saber em que situações se pode usar o verbo ecoar. A dúvida é sobre a correção do emprego de ecoada na frase abaixo:

«Já a obrigatoriedade ecoada pelo inciso II leva em consideração o código da Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE, (...) aplicando-se a obrigatoriedade de emissão da NF aos contribuintes enquadrados nos códigos da CNAE relacionados no Anexo II da mencionada Portaria.»

Aproveito para agradecer a atenção e os ótimos serviços que o Ciberdúvidas nos oferece. Um norte nesse mar de dúvidas que circunda os "falantes" da língua portuguesa em todo o mundo.

Com carinho.

Bruno Martins Jornalista Lisboa, Portugal 4K

Qual a designação correcta na seguinte frase (ou podem usar-se ambas?): «Deu-se um deslizamento de terras», ou «Deu-se um deslize de terras»? E, já agora, qual a diferença?

Muito obrigado!

Ivette Wilson Professora Waynetown, USA 9K

Gostaria de saber qual das seguintes formas gramaticais é a mais antiga:

estar + a + infinitivo, ou estar + gerúndio

Gostaria também de saber quando e, se possível, o porquê da mudança de uso para a forma mais moderna.

Desde já, agradeço qualquer informação que possam enviar-me.

Luiz Fernando Comerciante Poços de Caldas, Brasil 4K

Em recente concurso realizado pela Fundação Dom Cintra, uma das questões pedia que fosse analisado o item: «Ao concluir a transação, depois de regateios, e embelecos infinitos.» Gostaria de saber se ao substituir a palavra embelecos pela palavra empecilhos, o sentido de frase seria alterado? Gostaria também de saber se as palavras em questão podem ser consideradas sinônimos.

Grato pela ajuda.