Sabendo que o modificador interno ao grupo verbal pode apresentar-se sob as formas de grupo adverbial, grupo preposicional e oração, na frase «Ele demorou oito dias», qual a função sintática do grupo nominal «oito dias»?
Sabendo que o complemento oblíquo pode apresentar-se sob as formas de grupo preposicional, grupo adverbial ou a coordenação de ambos, na frase «A conferência durou três horas», qual a função sintática do grupo nominal «três horas»?
É mais adequado dizer «a bola quicou», ou «a bola picou»? Há regionalismo na expressão?
Obrigado.
Existe o verbo tralhar? Pode ser conjugado como qualquer outro da 1.ª conjugação?
Gostava de saber como distinguir aspeto habitual e iterativo. Igualmente, gostaria que me esclarecesse qual o valor aspetual das seguintes frases:
«Temos de acabar o trabalho até ao fim do mês.»
«Havemos de fazer o impossível para que o jornal saia no prazo estabelecido.»
«Chegaram soldados durante horas.»
«A Maria chega sempre atrasada às aulas da manhã.»
«A Ana vai estudar com o João.»
Obrigado!
Devido à situação de renúncia do papa, só ouço e vejo notícias com o título «A resignação do papa» ou «O papa resigna». Apesar de resignar ser sinónimo de abdicar ou de renunciar ou mesmo de demitir-se, não seria mais correto os meios informativos referirem-se a esta situação como a «renúncia do papa» ou o «O papa abdica»?
Hoje, dia 15 de fevereiro, durante a manifestação do povo no Parlamento [de Portugal], cantando Grândola, Vila Morena, a senhora presidente disse: «As pessoas que se retirem ou silenciem-se.» O verbo silenciar é reflexo neste caso? Posso dizer «silenciaram-me», mas não «silenciei-me»! É assim?
Obrigada!
Gostaria de saber se o verbo emprisionar existe e, em caso afirmativo, se tem o mesmo significado que o verbo aprisionar.
As gramáticas definem o verbo irregular como aquele que não mantém o seu radical em toda a conjugação. Quando a alteração do radical se deve apenas a uma regra gramatical (ex.: v. fingir – «eu finjo, tu finges...»), a que categoria pertence esse verbo? Penso que se manterá no grupo dos verbos regulares, devido às suas terminações, mas não tenho a certeza...
Obrigada.
Gostaria de saber se a palavra faltavam é uma palavra simples ou complexa.
Os meus agradecimentos.
Gostaria de saber se tanto está correcto escrever-se «conhecer a verdade» como «conhecer da verdade». Em que situações se deve escrever de uma forma e de outra? E ainda, podendo ambas ser utilizadas em qualquer caso, porque existem as duas?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações