O verbo empaginar faz parte do léxico português. Não podemos, no entanto, confirmar que se trate de um neologismo, antes parecendo um termo de baixa frequência característico de uma área especializada, a da edição de texto.
Com efeito, o verbo empaginar não se encontra registado em nenhum dos dicionários gerais que consultámos (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, e dicionário Houaiss). No entanto, num âmbito mais espcializado, no Dicionário do Livro (Edições Almdina, 2008), Maria Isabel Faria e Maria da Graça Pericão registam as palavras empaginar, empaginador, empaginado e empaginação. Transcreva-se, portanto, o que estas dizem sobre o verbo empaginar (mantém-se a ortografia original):
«Preparar o pergaminho para a escrita, traçando as linhas-base que delimitavam a caixa de escrita; procedia-se em seguida à puncturação com o compasso, estabelecendo o espaço interlinear, após o que se implantava o regramento • Preparar uma página utilizando textos fotocompostos que já foram alvo de uma primeira correcção.»
Além disso, assinalamos a utilização do termo empaginar, e de um substantivo dele derivado (empaginação), em alguns sítios na rede, no domínio da edição de texto, nomeadamente no que diz respeito ao tratamento de códices, com o sentido de «normas destinadas a manter uma proporção geométrica entre largura e altura, margens, intercolúnio e linhas do texto».