Os naturais da Bósnia
Os habitantes da Bósnia são "bósnios" ou "bosníacos"?
A origem e o sentido da palavra agra
Gostaria de saber a origem e o sentido da palavra agra.
O significado de prelado
Gostaria de saber exactamente o significado de prelado, que julgo ser sinónimo de membro do alto clero, bispo... É assim?
Obrigada.
As palavras mostrengo e monstrengo
Gostaria de saber a preferência do Ciberdúvidas entre as palavras sinônimas mostrengo e monstrengo e por quê.
A palavra absolvedor
Gostaria de saber se a palavra "absolvidor" está bem formada e se é passível de existir. Não a encontrei em nenhum dos dicionários que pude consultar, mas, uma vez que existe o verbo absolver e o adjectivo absolvido, pergunto se é de todo descabido formar a palavra "absolvidor" como sinónimo de perdoador.
Obrigado uma vez mais por todo o serviço público aqui prestado no Ciberdúvidas.
A diferença entre óleo e azeite
Qual é a diferença entre óleo e azeite, se faz favor?
Muito obrigada pela atenção.
Maoismo de novo
Apesar de já ter lido em uma pergunta anterior sobre este assunto, ainda não me convenço de que a palavra maoismo deva ser grafada assim, pois, segundo o próprio texto do Acordo Ortográfico, «Admitem-se, todavia, excepcionalmente, à parte destes dois grupos, os ditongos grafados ae (= âi ou ai) e ao (âu ou au): o primeiro, representado nos antropónimos/antropônimos Caetano e Caetana, assim como nos respectivos derivados e compostos (caetaninha, são-caetano, etc.); o segundo, representado nas combinações da preposição a com as formas masculinas do artigo ou pronome demonstrativo o, ou seja, ao e aos.»
Então o encontro vocálico do a + o de maoismo não é um ditongo, segundo o Acordo Ortográfico. Eu mesmo falo "ma-ô-ís-mo" (e acredito que a maioria das pessoas também fala assim) e não "mau-is-mo" (se fosse pronunciada desse modo, deveria ser escrita "mauismo"). Sobre a acentuação de paroxítonas em i ou u precedidos de ditongos, o texto diz: «Prescinde-se do acento agudo nas vogais tónicas/tônicas grafadas i e u das palavras paroxítonas, quando elas estão precedidas de ditongo: baiuca, boiuno, cauila (var. cauira), cheinho (de cheio), sainha (de saia).» Mas o mesmo texto diz que apenas ao, aos e Caetano (e seus derivados) são ditongos. O restante dos ditongos decrescentes deve ser grafado com i e u, e não com e ou o. Além disso, como se escreveria a palavra maoismo com a tônica no o? Então por que o VOLP prescreve que a grafia acertada é maoismo, maoista, taoismo, taoista, etc.?
Obrigado por esclarecimento.
«Dentro de água» + churrascaria e churrasqueira
Posso dizer: «dentro de água» ou «dentro da água»? A frase é: «As crianças brincam dentro de água.»
Em Portugal, qual é a diferença entre churrascaria e churrasqueira?
Recentidade e recenticidade
Na qualidade do que é recente, é legítimo falar-se da "recência" de uma dada situação ou coisa?
Os nomes epicenos e os dicionários
Saber se um substantivo é epiceno é difícil, pois os dicionários, ao menos o que eu uso, não informam...
Há alguma forma de saber se um substantivo é ou não é epiceno?
Outra pergunta: dragão e baleia são substantivos epicenos?
