Encontrei esta frase no jornal Público e fiquei com dúvidas em relação à utilização da palavra sucessor...
«Os órgãos foram construídos em 1807 pelos organeiros António Xavier Machado e Cerveira e Joaquim António Peres Fontanes, a pedido de D. João VI, sucessor de D. João V, que mandou construir o Palácio Nacional de Mafra.»
O termo sucessor está bem utilizado neste contexto? O sucessor não será aquele que substitui, tal como um herdeiro? Ou pode este termo ser também utilizado para designar um bisneto ou trineto (no caso, entre D. João V e D. João VI, penso que este último seja trisavô...)?
Antecipadamente grato pelo esclarecimento.
Nas áreas profissionais dos cursos, tenho encontrado a designação de peclise para o aparelho de medida craveira. Qual a origem da designação peclise?
Será que me podem explicar o significado da expressão «bodas vermelhas»?
(É título de livro e faz parte da letra de um fado de Camané.)
Apresento ao Ciberdúvidas os meus agradecimentos pela ajuda na interpretação de Mau Tempo no Canal, de V. Nemésio.
Na continuação da vossa estimada resposta n.º 26 748, venho pedir o favor de me auxiliarem nas seguintes palavras e expressões contidas na obra:
«Mesa de pé de burro» — 2.ª pág., Cap. XII.
«Fazer marrajanas/marrajana» — 5.ª e 6.ª pág. do mesmo cap.
«Reseima» — 6.ª pág. do mesmo cap.
«Travar-lhe do braço» — 4.ª pág. do Cap. XIV.
«Cachimbeta» — 3.ª pág. do Cap. XVI.
Obrigado.
Encontrei, num suplemento do Público, há uns dias, uma receita encontrada no blogue O Correio-Mor. Intitulada «Arroz de crise», refere um ingrediente que desconheço: «pleurotas». Do meu dicionário (de Morais) não consta. Poderão dizer-me o que é?
Muito grata.
Dado o género da palavra fondue, no seu original francês, gostaria de saber se é correcta a utilização do artigo masculino a preceder a palavra como se ouve regularmente, ou se é mais adequado utilizar o artigo definido feminino singular.
Se recém é considerada uma apócope do adjectivo recente, por que razão não se pode considerar o mesmo em relação a inter, infra e foto?
Por que razão consideram a primeira um radical e as três outra prefixos?
Recém- formado é uma palavra composta por justaposição. Uma vez que inter, infra e foto são prefixos, então infra-estrutura, fotosíntese e inter-resistente são palavras derivadas por prefixação?
Eu estou a fazer um trabalho sobre esterilização e assepsia, e durante a minha pesquisa surgiram uns termos que me deixaram dúvida.
São: "antissepsia", que por vezes aparece como "anti-sepsia"; e "antisséptico", que aparece como "anti-séptico" ou então "antiséptico".
Gostava que me pudessem esclarecer esta dúvida.
Obrigada.
O que vem a ser "napo" na palavra guardanapo?
Podem por favor indicar a origem da palavra pechisbeque?
Muito obrigado.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações