Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Morfologia
Ana Redondo Portugal 8K

De acordo com a resposta dada sobre a análise sintáctica da frase «Toda a paz da natureza vem sentar-se a meu lado», a resposta dada, à luz da TLEBS, mistura análise sintáctica e análise morfológica. Assim, a dúvida é a seguinte: À luz da TLEBS, devemos proceder a uma análise desse tipo, junto dos alunos, ou ficará apenas deste modo:
Sujeito – «Toda a paz da natureza»;
Predicado – «vem sentar-se a meu lado»;
Complemento preposicional – «a meu lado»?
Obrigada.

João Francisco Salm Brasil 8K

Livro: quando se deve usar a forma «livrinho»? Quando a forma «livrete»? E quando «livreto»?
Obrigado!

Luís Bensaja dei Schirò Professor universitário Lisboa, Portugal 3K

Estou a trabalhar num resumo biográfico de Mussolini, que nasceu na Romanha (Romagna). Não consigo descobrir como se chamam os naturais da Romanha. Inspirado em Bolonha/bolonhês, arriscar-me-ia a chamar-lhes romanhês/romanheses. Estarei certo? Poderia contar com a v/gentil ajuda?
Ficar-lhes-ia muito grato. Saúdo-vos com muita admiração e cordialidade.

Ana Cecília Brasil 31K

Estudando para um concurso em uma certa apostila fiquei na dúvida com a seguinte frase: «o uso do artigo diante do possessivo adjetivo é facultativo, mas se o pronome for substantivo o uso é obrigatório.»
Esta frase está correta ou tem alguma palavra errada? Por exemplo, "pronome adjetivo" em vez de “possessivo adjetivo”, ou talvez “proibido” em vez de “obrigatório”?

Daniel Azevedo Estudante Maia, Porto, Portugal 6K

A minha questão é saber qual das frases é a correcta:
a) «Desde a desagregação da ex-URSS...»"; ou
b) «Desde a desagregação da URSS...»

A frase a) de início pareceu-me errada, pois o que se desagregou foi a URSS, e não a ex-URSS. Mas também é verdade que agora já não existe. Será por isso necessário utilizar o "ex-"?
Obrigado.

Álvaro G. Teixeira Portugal 3K

Há anos que utilizo o verbo “farolar” para significar «acender e apagar os faróis»! Creio que poderia ser um neologismo sem que eu pretenda direitos de autor...

Mónica Canais Portugal 10K

Existe a palavra “mensualizar”, ou “mensualisar”?
A maior parte das pessoas com quem trabalho utiliza esta expressão, mas eu acho que não existe!...
Utilizam a palavra, para ter o significado «traduzir em mensalidades». Por exemplo, determinado produto ou serviço tem um preço de venda/compra. Há necessidade de traduzir esse valor em mensalidades? Podemos “mensualizar” esse valor («vender em prestações»)? É neste contexto que a palavra é utilizada.

Andreia Morais Lisboa Portugal 10K

Diz-se "lambrim" ou "lambril", e o respectivo plural?

Mariana Borges Bizinotto Estudante do ensino médio Uberaba – Minas Gerais, Brasil 11K

Se as vogais temáticas de verbos correspondem às vogais de suas conjugações, por que alguns tempos não apresentam a característica em questão? Por exemplo, o verbo “vender” conjugado no pretérito imperfeito do modo indicativo, apresenta após o radical a vogal "i", que não corresponde a vogal temática "e" de seu infinitivo.

Mariana Ramos Coimbra, Portugal 11K

Gostaria de saber se a palavra «determinante», enquanto substantivo, é masculina ou feminina. Na frase «os determinantes da adaptação à doença são a idade e...», por exemplo, dever-se-á utilizar «os determinantes» ou «as determinantes»?