Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Artigo definido com o possessivo

Estudando para um concurso em uma certa apostila fiquei na dúvida com a seguinte frase: «o uso do artigo diante do possessivo adjetivo é facultativo, mas se o pronome for substantivo o uso é obrigatório.»
Esta frase está correta ou tem alguma palavra errada? Por exemplo, "pronome adjetivo" em vez de “possessivo adjetivo”, ou talvez “proibido” em vez de “obrigatório”?

Ana Cecília Brasil 5K

Penso que, na frase que menciona, deveria estar «pronome possessivo adjectivo» e «pronome possessivo substantivo». A classificação de pronome substantivo ou pronome adjectivo pode ser atribuída a qualquer tipo de pronome, podendo variar em função do contexto.

O pronome substantivo substitui um substantivo, representando-o, conforme se verifica na frase «Ele não o viu ontem». De notar que os pronomes pessoais correspondem sempre a substantivos. O pronome adjectivo acompanha um substantivo, determinando-o, conforme «Aquele rapaz é belo».

Em português europeu, o emprego do artigo definido antes de pronomes possessivos que funcionam como pronomes substantivos permite uma distinção clara. Por exemplo, na frase «Esta casa é a minha» distingue-se o objecto «casa» de outros da mesma espécie não pertencentes à pessoa que fala; e na frase «Esta casa é minha» acentua-se a ideia de posse. No caso dos pronomes adjectivos possessivos, estes podem ou não permitir a presença do determinante artigo. No português europeu, a presença do artigo é praticamente obrigatória, excepto exemplos como a):
a) Estive com o teu pai.
b) Estive com teu pai.

No caso do português brasileiro, a presença do artigo adjunto ao pronome possessivo adjectivo ocorre com menos frequência.

O artigo é omitido quando o pronome possessivo adjectivo faz parte de formas de tratamento [cf. c)], quando faz parte de vocativo [cf. d)], quando pertence a expressões feitas [cf. e)] ou quando é precedido de um demonstrativo [cf. f)]:

c) Sua Excelência
d) meu amo
e) por minha vontade
f) Mostra-me esse teu sorriso transparente.

Se o pronome possessivo estiver posposto ao substantivo, este é precedido de artigo (cf. «Nos movimentos teus»). No entanto, o artigo pode não estar presente se nos referirmos a algo vago (cf. «Aguardo notícias tuas»).

Para mais esclarecimentos pode consultar a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso CunhaLindley Cintra (2002).

Carla Viana
Áreas Linguísticas: Morfologia; Sintaxe