Sobre o neologismo mensalizar
Existe a palavra “mensualizar”, ou “mensualisar”? A maior parte das pessoas com quem trabalho utiliza esta expressão, mas eu acho que não existe!... Utilizam a palavra, para ter o significado «traduzir em mensalidades». Por exemplo, determinado produto ou serviço tem um preço de venda/compra. Há necessidade de traduzir esse valor em mensalidades? Podemos “mensualizar” esse valor («vender em prestações»)? É neste contexto que a palavra é utilizada.
Lambri
Diz-se "lambrim" ou "lambril", e o respectivo plural?
Vogal temática das conjugações verbais
Se as vogais temáticas de verbos correspondem às vogais de suas conjugações, por que alguns tempos não apresentam a característica em questão? Por exemplo, o verbo “vender” conjugado no pretérito imperfeito do modo indicativo, apresenta após o radical a vogal "i", que não corresponde a vogal temática "e" de seu infinitivo.
«Os determinantes» e «as determinantes»
Gostaria de saber se a palavra «determinante», enquanto substantivo, é masculina ou feminina. Na frase «os determinantes da adaptação à doença são a idade e...», por exemplo, dever-se-á utilizar «os determinantes» ou «as determinantes»?
A formação de pró-activo
Consultei as várias mensagens sobre os termos "proactivo" e "proactividade" e tenho a seguinte dúvida: sempre me pareceu mais correcto escrever "pró-activo" e "pró-actividade" e não as formas anteriores. Isto porque julgo que tais palavras são formadas através da junção do prefixo acentuado "pró" e activo/actividade. O prefixo “pró-”, por ser precisamente acentuado, exige o hífen. Estou correcta?
Por este prisma, "proactivo" e "proactividade" não são incorrectas? Ou considera-se que vieram directamente do inglês (proactive/proactivity?) e por isso não há hífen nem acento?
Gostaria muito de saber a vossa opinião.
Desde já agradeço.
Os nomes e os adjectivos numerais na TLEBS
Na TLEBS, «flora» é um exemplo de nome não animado. Então, «árvore» será um nome não animado apesar de nascer, crescer e ser considerado um «ser vivo»? No texto: «O primeiro pintainho canta, O segundo pintainho pia O terceiro chama: – Tia Maria» Sabendo que «os adjectivos numerais ocorrem sempre em posição pré-nominal», segundo a TLEBS, poderemos considerar adjectivo numeral «terceiro» uma vez que o nome está subentendido?
Sobre a forma relativa «o que»
«O que torna as pessoas sociáveis é a sua incapacidade de suportar e, nela, a si mesmas.» Gostaria de saber se o «que» nesta oração seria o primeiro exemplo de vocábulo que se refere a um outro termo anterior? Desde já agradeço.
Dúvidas sobre flexão nominal e verbal
Estou em dúvidas na flexão do plural das palavras: «mico-leão dourado» «ararinha-azul»
Tenho dúvidas também nas seguintes flexões de semântica: «Pesquisadores que (...) na defesa da ararinha-azul sabiam que (...) difícil impedir a extinção delas.» Verbos a se flexionarem: «envolver-se» e «ser» + pronome «lhes»
Aguardo a resposta a essas duas dúvidas. Obrigada desde já.
A TLEBS e a designação dos tempos verbais
Com a nova terminologia surgem algumas dúvidas, nomeadamente nos vários tempos verbais: futuro imperfeito do indicativo? Futuro imperfeito do conjuntivo? Futuro perfeito composto? Tenho alguma urgência na resposta, por isso, se me pudessem responder prontamente, agradecia.
As formas de tratamento vós e vocês e os possessivos
Gostaria de conhecer a vossa opinião sobre a correcção das três construções frásicas abaixo indicadas: 1 – «Marcai em função das vossas disponibilidades.» 2 – «Marquem em função das vossas disponibilidades.» 3 – «Marquem em função das suas disponibilidades.»
