Precisando de utilizar um substantivo que signifique acabar com uma determinada hierarquia, deparei com três maneiras diferentes de escrever uma mesma palavra e gostaria de saber qual está mais correcta: "des-hierarquização", "deshierarquização" e "desierarquização".
Gostaria de saber se litoreu é litoral em latim. Encontrei esta palavra em sites brasileiros, mas não consigo confirmar se é realmente assim. Se não, gostaria de saber se existe em latim alguma palavra da qual derivou litoral.
Obrigado pela atenção.
Como devo classificar a palavra connosco quanto à sua formação?
Grato pela atenção.
Na frase «... a TLEBS apresenta definições em intensão...», qual o sentido de intensão?
Obrigada.
Tenho visto em inúmeros textos literários portugueses revistos a utilização do «por que» nas orações causais, ao contrário de tudo o que o Ciberdúvidas tem escrito sobre o porque causal versus o «por que» causal utilizado no Brasil.
Gostaria que me confirmassem se, já neste preciso momento (2008), foi considerada essa utilização como válida (ao abrigo dos protocolos linguísticos, adaptações de novas gramáticas, sei lá que mais).
Mais uma vez, agradeço o excelente serviço prestado por todos os envolvidos, pois é com certeza a única forma de evitarmos «assassinar» a língua portuguesa.
Semana e mês são nomes próprios, ou coletivos?
Na frase «Claro que eu também admiro a inteligência dele...», qual é o valor morfológico de «claro»?
Obrigada.
E, em «nem que o espectáculo seja exultante», a oração é copulativa, não é verdade?
Eu sei que a palavra alto pertence à classe dos adjectivos. Agora surgiu-me a dúvida de, na frase «ele fala alto», a referida palavra pertencer à dos advérbios.
Gostaria de saber, por favor, qual dos termos — "glaçar" ou "glacear" — se utiliza para referir a operação pela qual se reveste um bolo ou outra receita de açúcar ou outro preparado para que aqueles fiquem brilhantes.
Obrigado.
Atendendo à flutuação terminológica que se verifica neste domínio, gostaria de saber se, em língua portuguesa, se deve dizer "rom", "roma" ou "romanichel" para designar o povo originário dos Balcãs. A dúvida surge, também, pelo facto de nalguns documentos se indicar que os chamados "romanichéis" serão um dos subgrupos do povo designado "rom".
Por outro lado, a ser correcto o uso do termo "rom" em português, como deverá formar-se o plural?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações