Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Etimologia
Griet Meert Estudante de Português Aalst, Bélgica 17K

Qual é a etimologia da palavra preto?

Victor Ferreira Tradutor Lisboa, Portugal 18K

Machimbombo: não será que é a democratização africana de "machine bond"?

António Contreiras Profissional de ambiente e ordenamento do território Faro, Portugal 199K

Fazer a análise morfológica de uma palavra é o mesmo que fazer a sua classificação morfológica? E é o mesmo que incluí-la numa classe de palavras?

Para melhor entender, pergunto: quando faço uma análise morfológica, por exemplo, da palavra astrografia? Quando digo que é um substantivo feminino, ou quando digo que provém do elemento astro-, mais o elemento -grafi-, + -ia? Se é que alguma constitui uma análise morfológica.

Grato.

Fábio Vasco Estudante universitário e operador de call center Quinta do Conde, Sesimbra, Portugal 42K

Diz-se «acertar na "muche"»? Ou é 'buche'? Já li e ouvi das duas maneiras... Qual a origem e o significado da expressão?

Obrigado.

António Almeida Desempregado Santa Maria da Feira, Portugal 5K

A minha aldeia é Guisande, do concelho de Santa Maria da Feira.

Em Portugal, para além desta, existe ainda a freguesia de Guisande, no concelho de Braga.

Por aqui ainda existe alguma confusão e até alguma polémica, que por vezes geram discussões e que decorrem da grafia. Será "Guisande", com S, ou "Guizande", com Z? Recordo que de há trinta anos para trás era vulgar a grafia com o Z, inclusive era usada pelo velho pároco local.

Sei que a mudança para a grafia com o S ocorreu pela ideia incutida e ensinada por algumas professoras do ensino primário local.

Pessoalmente entendo que se devia manter a grafia com o Z. Penso que não há nenhum motivo para a prática do contrário. Ainda hoje há exemplos toponímicos onde se preserva a grafia com o Z. Atente-se nos exemplos: Carrazeda de Ansiães; Oliveira de Azeméis; Azeitão. Para além destes, e outros haverá, existem múltiplos exemplos, como Azevedo, Gazela, Azeite, Azo, Azimute, Azelha, Azar e por aí fora.

Ora se a ideia subjacente à mudança ensinada pelas professoras quanto à grafia do topónimo Guisande era de que o S entre vogais vale Z, então o porquê da existência de todos os exemplos que apontei?

Pergunto, pois, qual a norma e, no caso concreto, qual a grafia correcta para Guisande?

Grato pelos esclarecimentos.

Florentino Serranheira Professor Lisboa, Portugal 4K

Encontro em distintos dicionários distintas origens etimológicas do termo hedonismo, designadamente edonê e hedoné + nomos. Será que me podem ajudar a ter certezas?

Obrigado pela atenção.

Manuel da Cunha Feijó Tradutor Mindelo, Cabo Verde 9K

Primeiro que tudo, deixem-me dar-vos os parabéns. Parece-me que o Ciberdúvidas é um espaço imprescindível para quem trabalha com a língua portuguesa. E assim, gostaria que me esclarecessem sobre a origem e o significado da palavra Tarrafal. Em Cabo Verde encontramos o Tarrafal de Santiago, o Tarrafal de Monte Trigo em Santo Antão e a vila do Tarrafal em São Nicolau — e todos eles lugares quentíssimos. Terá a origem da palavra alguma coisa a ver com calor?

Obrigado.

António Carlos Camargo Aposentado Sumaré, Brasil 14K

Tenho curiosidade em conhecer a origem da palavra vitupério.

Agradeço uma resposta.

Abraços.

Hélder Cortes Docente Elvas, Portugal 5K

Qual a etimologia da palavra veterinário?

O meu sincero e antecipado obrigado.

José Vitor Andrade Estudante Marília, Brasil 10K

Há algum tempo fiz um trabalho sobre a vida marinha, exaltando os golfinhos, e fiquei extremamente curioso sobre a origem etimológica da palavra... Poderia me esclarecer a origem de golfinho?

Obrigado!