DÚVIDAS

Assim = «assim que»
Tenho reparado em textos não muito antigos que se fazia uso do advérbio assim ( sem a conjunção que) para encabeçar orações subordinadas adverbias temporais, ou seja , usado como conjunção temporal . A título de exemplo , cito um trecho do livro de um renomado autor brasileiro, a saber, Jorge Amado, em sua obra Tendas dos Milagres: «Doutor Passarinho prometeu ir à polícia assim terminasse de jantar: aquela prisão era um absurdo, ficasse tranquilo, ele poria Archanjo.» Assim, por gentileza , vocês poderiam me esclarecer tal fato? Essa construção é lícita? Há abono de mais escritores, ou referência em alguma gramática , enfim qual a opinião do Ciberdúvidas? Agradeço desde já pela compreensão , paciência e apoio de sempre!
«Bolo de laranja» e «notícias dele»
Tenho uma grande dúvida relativa ao complemento determinativo. A minha professora deu-nos um powerpoint no qual dá dois exemplos que eu não compreendi. Um deles é "O bolo de laranja estava muito bom", sendo dito que "de laranja" é complemento determinativo. Não seria aposto, já que está a completar o sentido do nome? O outro é "Ninguém teve notícias dele" e é dito que "dele" é complemento determinativo. Não seria complemento direto? Muito obrigada!
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa