A expressão «com efeito»
Gostaria, se possível, que me esclarecessem o sentido e o emprego da expressão «com efeito».
Obrigado!
O advérbio alto
Eu sei que a palavra alto pertence à classe dos adjectivos. Agora surgiu-me a dúvida de, na frase «ele fala alto», a referida palavra pertencer à dos advérbios.
Se impessoal vs. se passivo, como sempre
«Não se desabotoa as calças em público», ou «não se desabotoam as calças em público»?
Obrigada!
A regência do verbo tardar
Está correcto dizer/escrever «mas tu tardaste em chegar», ou deverá ser «mas tu tardaste a chegar»?Grato pela atenção.
O uso do verbo alastrar-se
A expressão alastrar-se, com o verbo alastrar na forma reflexa — cada vez mais empregada em todos os meios de comunicação — pareceu-me sempre menos correcta; no entanto, na resposta a esta pergunta colocada no Ciberdúvidas:[Pergunta] Gostaria de saber se a frase seguinte está correcta: «As chamas, depressa, se alastraram.»Nada é dito a respeito do seu emprego.É mesmo correcto em vez do simplesmente alastrar, que já dá a ideia de alargar-se, invadir?
A conjunção porém no início de frase
Considero começar nova frase ou parágrafo por conjunção um defeito de estilo. A meu ver, a frase «Porém, nem tudo é...» não é legal. Aconselho sempre a inversão: «Nem tudo, porém, é...».Além de tudo, lembra certo samba de Paulinho da Viola: «Porém, ah, porém...»
Minha dúvida: Não será rigorismo excessivo de minha parte? Como devemos escrever não só certo como com elegância...
O verbo valer e a expressão «valha-me Deus»
Minha pergunta é sobre o verbo valer e a expressão «valha-me Deus». Pelo meu conhecimento da língua, nessa expressão o verbo valer é transitivo, com objeto direto. Eu ouvi essa expressão em várias situações. Eu quero entender qual significado desse verbo serve para entender a expressão. É um significado que pode servir na forma transitiva? É significado que ainda se utiliza, ou antigo?
Obrigado.
«Antes de venderes os sapatos, mostra-mos primeiro»
Gostaria de obter resposta à seguinte dúvida.
Na frase «Antes de venderes os sapatos, mostra-mos primeiro», o verbo mostrar encontra-se bem conjugado?
Obrigado.
«Em/no Tourigo» (Portugal)
Gostaria de confirmar qual a forma correcta de nos referirmos à freguesia de Tourigo, concelho de Tondela: «freguesia do Tourigo», ou «freguesia de Tourigo»?
Esta questão prende-se com o facto de existirem diversas referências a Tourigo (ou ao Tourigo), por semelhança ao que acontece, por exemplo, com o Porto. Neste caso, subentende-se o determinante o, mas será esse o caso de Tourigo (ou do Tourigo)?
Referências:«em Tourigo»/«no Tourigo»«de Tourigo»/«do Tourigo»«para Tourigo»/«para o Tourigo»
Por curiosidade, a lei que determinou a criação desta freguesia refere-se a freguesia "de" Tourigo, mas nesta localidade existe o Centro Cultural e Desportivo "do" Tourigo.
Obrigada.
A sintaxe do verbo facilitar
Tenho usado bastante este site para dirimir minhas dúvidas. Gostaria de uma ajuda quanto à regência do verbo facilitar no seguinte contexto: «O programa facilita os contribuintes no cumprimento de suas obrigações», ou «O programa facilita aos contribuintes o cumprimento de suas obrigações», ou ainda «O programa facilita o cumprimento de obrigações pelo contribuinte»?
Estão todas corretas? Existe alguma outra aplicação para este verbo além desta (mais usual)?
Obrigada!
Abraços cariocas!
