Regência de jurar
Na frase «Jurou pela alma da mãe que não tornaria à bebida», qual a função sintática de «pela alma da mãe»?Obrigado.
Chancela e carimbo
Tenho uma dúvida. As palavras chancela e carimbo têm o mesmo significado? Desculpem os possíveis erros no meu português.
Herança, legado e doação
Gostaria que me pudessem explicar qual a diferença entre herança, legado e doação. O Grande Dicionário Universal da Língua Portuguesa, da Texto Editores, no seu dicionário de sinónimos e antónimos, diz que herança e legado são sinónimos, mas eu acho que legalmente estas duas palavras significam coisas diferentes. Gostaria de ter um comentário vosso.
Interjeição de enfado
Gostaria de saber qual a interjeição que designa enfado.Grata.
«Pessoa que trabalha num talho»
Tenho uma duvida sobre o nome que hei-de aplicar a uma pessoa que trabalha num talho. Será correcto dizer que se trata de um talhante ou há outro nome mais técnico?
Ressoar vs. ressuar
Sou do Norte [de Portugal], e toda a vida ouvi empregar as palavras ressoar e ressoado como sinónimo de condensação, do tipo da que se forma nessas superfícies quando bafejamos um vidro ou um espelho. Entretanto, ao empregar o termo junto de uma pessoa do Sul, verifiquei que esta desconhecia totalmente tal significado; e depois de consultar o Dicionário Houaiss, verifiquei que também ali este significado não é contemplado. Pretendia saber se a palavra existe e foi alguma vez registada com este significado.
Muito grata.
Cafetão vs. gigolô
Qual a diferença entre cafetão e gigolô?Desde já, muito obrigado!
Mal, mau e bem
Sei que em português há uma diferença entre mal e mau. Mal é advérbio, contrário de bem: «Ele joga mal/bem.» Já mau é adjetivo, contrário de bom: «Ele é mau/bom jogador.» Mal também pode ser substantivo, também contrário de bem: «O Bem vencerá o Mal.»
Entretanto, tenho uma dúvida. O correto é dizer «o mal da sociedade urbana é a violência», ou devo usar mau nesse caso? Vi escrito mal, mas a meu ver o certo seria mau. Senão vejamos: para mim, trata-se de um adjetivo substantivado, equivalendo a ruim, e o antônimo seria bom. Poderia construir a frase da seguinte maneira: «O ruim da sociedade urbana é a violência; o bom, a tecnologia.» Se usasse mal, teria de dizer que «o bem da sociedade moderna é a tecnologia», o que para mim é estranho. Mas gostaria da opinião de vocês.Grato.
«De contrário» e «caso contrário»
Qual a diferença entre as expressões «de contrário» e «caso contrário»?
Fazer enquanto verbo-suporte
Quais as situações em que se usa o verbo fazer como verbo-suporte?
