Consultório - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Respostas Consultório Área linguística: Semântica
Rui Seara Técnico de electrónica Lisboa, Portugal 8K

«Sedear a conta num banco» ou «sediar a conta num banco»?

Agradecimentos por me tirarem esta dúvida.

Ezequias Costa Militar Rio de Janeiro, Brasil 7K

Na expressão «A primeira epístola de São Pedro», seria correto ao me referir a ela dizer: «primeira a Pedro» ou «primeira de Pedro»? Entendo que o elemento a anteposto ao numeral ordinal primeira permite referir o substantivo epístola. Enquanto, na segunda possibilidade, a preposição de aponta para ação praticada (escrita por) e subentendida na frase. Qual seria a correta pronúncia e/ou compreensão da frase?

Gisele Colla Secretária Madrid, Espanha 8K

Gostaria de saber a diferença entre «ao pé de» e «ao lado de».

Também quero saber a diferença entre «junto a» e «junto de».

Zita Romão Portugal 2K

Poderemos classificar os nomes próprios de contáveis/não contáveis, concretos/abstractos? Dou o exemplo de Maria, que é um nome próprio, humano animado, é também contável e concreto? Quando o nome amizade está no meio da frase com maiúscula, como o classificamos?

Sofia Coelho Portugal 3K

Como se consideram, à luz da TLEBS, as tradicionais formas de frase enfática e neutra?

Obrigada.

Maria da Conceição Sousa Vicente Professora Aveiro, Portugal 6K

Quais as subclasses em que devem ser incluídos os nomes actividade(s) e resto(s)?

1.º considerando a gramática tradicional
2.º considerando a TLEBS

Daniela Rosa Ribeiro Estudante do 1.º ciclo do ensino básico Lisboa, Portugal 3K

Gostaria que me esclarecessem quanto à designação de determinante nulo.

Muito obrigada.

Miguel Braga Portugal 9K

Solicito comentários e esclarecimentos sobre as seguintes palavras utilizadas na ilha da Madeira: bilhardeira e bezana.

Agradecido pela atenção.

Leticia Grau Webmaster Barcelona, Espanha 10K

Alguém sabe o significado e a origem da expressao «forte pra chuchu»? Pode pertencer só ao português brasileiro. Agradeço a resposta para quem souber.

José Nabais Gil Funcionário público Gondomar, Portugal 4K

Antes de mais, obrigado por esta possibilidade.

A minha... "inquietação": procurei num dicionário em linha informações acerca da palavra carvalhada... não encontrei. Pergunto:

1 – Esta palavra é sinónimo de palavrão?

2 – Qual o seu "peso social", ou seja, utilizada num contexto relativamente formal (sala de aula) pode ser considerada uma falta de educação?

Fico muito agradecido pela vossa disponibilidade.