DÚVIDAS

A expressão «pôr em causa»
Embora eu saiba que pôr ou colocar são sinónimos... Gostava de saber a V. opinião sobre a expressão «pôr em causa». Ou será que deve dizer-se «colocar em causa»? A minha dúvida surge porque eu não concordo com a utilização sistemática da expressão «colocar em causa», pensando até que se deve ao facto de se ter criado uma espécie de fobia, quem sabe devido a um programa de televisão que era publicitado com um senhor a quem era colocado um "bicharoco" na cabeça e que repetia várias vezes: «Ponha, ponha!» Muito obrigada!
Redundâncias: dispensar, desmatamento, revidar, alicerce, comum
Gostaria de saber onde existe a redundância nas seguintes frases: a) «Com o manual, o usuário dispensa a necessidade de memorizar os comandos.» b) «O desmatamento de grandes florestas é um crime contra a natureza.» c) «Os guerreiros valentes queriam revidar o ataque.» d) «A família é o alicerce básico de qualquer sociedade.» e) «O candidato apresentou uma política voltada para o bem comum de todos.» Obrigada pela informação.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa