Geralmente quando falamos de publicidade estamos a referir uma forma de propaganda que se restringe à actividade comercial. O âmbito da propaganda é mais vasto, porque, incluindo o domínio comercial (por exemplo, «propaganda médica»), abrange outros, sobretudo, o político e o ideológico. Apesar de a fronteira entre os dois termos se esbater frequentemente na prática, nota-se que a propaganda tem uma intenção doutrinária explícita que a publicidade não tem. Assim, consultando o Dicionário UNESP do Português Contemporâneo, vemos que (mantenho a ortografia do original) publicidade é:
«1. característica do que é público: A publicidade é uma característica da formação dos regimes livres. 2. divulgação de matéria em meio de comunicação: A empresa tinha de ter feito em torno desse produto. 3. arte de tornar algo conhecido pelos seus aspectos positivos, a fim de obter aceitação pública, no campo comercial ou político; propaganda: Era um excelente profissional de publicidade.»
e propaganda é:
«1. propagação de princípios, idéias, conhecimentos e teorias; divulgação; proselitismo [=apostolado]: Isso é o fruto da propaganda anticomunista! 2. divulgação e exaltação das qualidades para fins de promoção; publicidade: Um caminhão de propaganda passou despejando no ar uma voz de soprano exageradamente ampliada.»