Outra vez «demais» e «de mais», em português europeu
Venho solicitar o esclarecimento sobre a seguinte questão. Deve escrever-se «A festa foi demais», ou a «A festa foi de mais»?
Grata pela atenção.
Novo acordo, marcação de erros ortográficos
Durante a fase de transição, quando é que um professor/corrector de provas (v. g. exame nacional) deve assinalar erro e penalizar o aluno/examinando em palavras com biortografia?
«Já não sei a quantas ando»
Deve dizer-se «já não sei a quantas ando» ou «já não sei às quantas ando»?Qual a origem desta frase?Obrigada.
O hífen em «função-objectivo» e «não-limitada»
É habitual, em optimização matemática, falar de "função objectivo". A título de exemplo, incluo dois excertos de documentos disponíveis na Internet:
1. «(...) Por "melhor" entende-se o maior ou menor valor da função objectivo (...)»2. «(...) A região de admissibilidade é não limitada e o valor da função objectivo Z cresce (...)»
Questão: neste contexto deve usar-se "função objectivo" (como nos excertos acima) ou "função-objectivo" (com hífen)?
Já agora, no exemplo 2, suponho que também deveria ser "não-limitada" em vez de "não limitada". Estou certa?
Muito obrigada.
Dessincronizado
Desejava saber se existe a palavra dessincronizado.
«Modéstia à parte...»
«Modéstia à parte...»Está correcto? Se não, como deve ser?Grato.
O plural da abreviatura fig. (= figura)
Como é que se escreve o plural de Fig.? Já tenho visto "Figs.", "Fig.s", e mesmo "Fig."
«Filme documentário»
Escreve-se "filme-documentário", ou "filme documentário"?
Cicloexano, desalogenação
Mesmo sendo químico, valorizo muito o português escrito e falado, por isto preciso tirar a seguinte dúvida:
Quando se compõe palavras cujo h fica dentro da palavra composta, ele deve ser mantido ou eliminado?
Por exemplo: tem o termo químico hexano e também o prefixo ciclo. A palavra "cicloexano" deve ser escrita sem h ("cicloexano") ou com h ("ciclohexano")?
Por exemplo: tem o termo químico halogênio. Quando se retira um halogênio de um produto orgânico, dizemos que ocorreu uma "desalogenação" ou uma "deshalogenação", ou "dealogenação" ou uma "dehalogenação"?
Qual é a regra culta?
Para palavras não da química, a regra culta é clara: o h desaparece.
Por exemplo: honra — desonra; honesto — desonesto.
Mas não sei se é aplicável para termos químicos. Certo de seus comentários, agradeço antecipadamente.
Anóxia e anoxia
Gostaria de esclarecer uma dúvida: o termo "anoxia" escreve-se com acento, ou sem acento?
